Uma programação de grandes eventos neste segundo semestre vai movimentar o Centro até dezembro. Já na próxima semana ocorre o III Festival da Palavra (10 a 14/9), que terá a maior parte da sua agenda literária em espaços da região. Também em setembro começa a 1ª edição do Festival da Primavera, que será realizada de 19 de setembro a 12 de outubro, com boa parte da programação, entre espetáculos, feiras, exposições e outras atividades, ocorrendo no Centro e São Francisco. A região ainda será o coração de todo o calendário de eventos do Natal de Curitiba 2025, que ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro (com espetáculos até 23/12).
Todas as datas dos grandes eventos, promovidos pela Prefeitura de Curitiba e parceiros, foram apresentadas na segunda reunião, nesta sexta-feira (5/9), do grupo temático Cultura, Turismo e Eventos, que integra o projeto Curitiba de Volta ao Centro. Coordenado por Rodrigo Dalla Bona Swinka, presidente do Instituto Municipal de Turismo, e Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, o grupo vem debatendo soluções inovadoras para o redesenvolvimento da região central através da ocupação por moradores e visitantes de espaços públicos e privados.
“Uma grande programação até o fim do ano irá incentivar que mais curitibanos e turistas estejam no Centro. Sem contar as edições mensais do Domingo no Centro na Rua XV, e a programação de outubro do mês das crianças, que no Centro será no Passeio Público, que também movimentarão nos próximos meses a região, atraindo principalmente as famílias”, destacou Marino Galvão Júnior.
Rodrigo Dalla Bona Swinka agradeceu a participação dos servidores e representantes de entidades e comerciantes na segunda reunião do grupo temático. “Temos o desafio de propor, através deste trabalho colaborativo, sugestões que possam valorizar atrativos reconhecidos, como o comércio diversificado, a variedade gastronômica e o belo patrimônio cultural e histórico, e ser alternativas a problemas que impactam na vinda de moradores e turistas para a região”, completou o presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Participaram da reunião, na sede da Fundação Cultural de Curitiba, no São Francisco, servidores de secretarias e autarquias da Prefeitura, além de representantes de comerciantes do Centro e de entidades como a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba e o Sebrae-PR.
Bons exemplos
Dois eventos realizados pela iniciativa privada também foram apresentados na reunião como exemplos de que, assim como o poder público, diferentes setores da sociedade de Curitiba estão comprometidos com o redesenvolvimento do Centro.
Maria Lopes Bonamigo, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, contou que 13º Festival de Inverno reuniu mais de 9 mil pessoas nos dias 2 e 3 de agosto deste ano, na Praça João Cândido, no São Francisco. “Deste total, mil participantes eram turistas. Foram dois dias com muita música, gastronomia e atividades para todos os públicos, inclusive famílias. Mais de 200 crianças se divertiram no espaço infantil”, contou ela.
Lia Perini, que lidera o movimento de comerciantes da Rua Riachuelo, ainda contou detalhes da primeira edição do Festival Ocupa Riachuelo, realizado em fevereiro do ano passado e que reuniu feira autoral, gastronomia, shows e atividades culturais e de sustentabilidade. “Tínhamos uma expectativa de 500 pessoas e fomos surpreendidos com um público de mais 6 mil participantes nos dois dias”, salientou ela. Com o sucesso da primeira edição, o II Festival Ocupa Riachuelo está confirmado para os dias 20 e 21 de setembro.
Dinâmica
A reunião do grupo temático Cultura, Turismo e Eventos teve uma dinâmica para estimular os participantes a trocar de ideias para o desafio de propor novos eventos e formas de atrair mais moradores e visitantes para o Centro. A atividade foi liderada por Ieda Tacla, consultora do Sebrae-PR.
“Nós trabalhamos com atividades que incentivam a proatividade e a troca de experiências, para que o grupo possa avançar na proposição de sugestões nos próximos encontros”, explicou Ieda.