Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba de Volta ao Centro

De Festival da Palavra ao Natal 2025, Centro de Curitiba tem grande programação até dezembro

Reunião da comissão Curitiba de Volta ao Centro, no Solar da Cultura. Na imagem, os participantes da comissão. Curitiba, 05/09/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Uma programação de grandes eventos neste segundo semestre vai movimentar o Centro até dezembro. Já na próxima semana ocorre o III Festival da Palavra (10 a 14/9), que terá a maior parte da sua agenda literária em espaços da região. Também em setembro começa a 1ª edição do Festival da Primavera, que será realizada de 19 de setembro a 12 de outubro, com boa parte da programação, entre espetáculos, feiras, exposições e outras atividades, ocorrendo no Centro e São Francisco. A região ainda será o coração de todo o calendário de eventos do Natal de Curitiba 2025, que ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro (com espetáculos até 23/12).

Todas as datas dos grandes eventos, promovidos pela Prefeitura de Curitiba e parceiros, foram apresentadas na segunda reunião, nesta sexta-feira (5/9), do grupo temático Cultura, Turismo e Eventos, que integra o projeto Curitiba de Volta ao Centro. Coordenado por Rodrigo Dalla Bona Swinka, presidente do Instituto Municipal de Turismo, e Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, o grupo vem debatendo soluções inovadoras para o redesenvolvimento da região central através da ocupação por moradores e visitantes de espaços públicos e privados.

“Uma grande programação até o fim do ano irá incentivar que mais curitibanos e turistas estejam no Centro. Sem contar as edições mensais do Domingo no Centro na Rua XV, e a programação de outubro do mês das crianças, que no Centro será no Passeio Público, que também movimentarão nos próximos meses a região, atraindo principalmente as famílias”, destacou Marino Galvão Júnior.

Rodrigo Dalla Bona Swinka agradeceu a participação dos servidores e representantes de entidades e comerciantes na segunda reunião do grupo temático. “Temos o desafio de propor, através deste trabalho colaborativo, sugestões que possam valorizar atrativos reconhecidos, como o comércio diversificado, a variedade gastronômica e o belo patrimônio cultural e histórico, e ser alternativas a problemas que impactam na vinda de moradores e turistas para a região”, completou o presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Participaram da reunião, na sede da Fundação Cultural de Curitiba, no São Francisco, servidores de secretarias e autarquias da Prefeitura, além de representantes de comerciantes do Centro e de entidades como a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba e o Sebrae-PR.

Bons exemplos

Dois eventos realizados pela iniciativa privada também foram apresentados na reunião como exemplos de que, assim como o poder público, diferentes setores da sociedade de Curitiba estão comprometidos com o redesenvolvimento do Centro.

Maria Lopes Bonamigo, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, contou que 13º Festival de Inverno reuniu mais de 9 mil pessoas nos dias 2 e 3 de agosto deste ano, na Praça João Cândido, no São Francisco. “Deste total, mil participantes eram turistas. Foram dois dias com muita música, gastronomia e atividades para todos os públicos, inclusive famílias. Mais de 200 crianças se divertiram no espaço infantil”, contou ela.

Lia Perini, que lidera o movimento de comerciantes da Rua Riachuelo, ainda contou detalhes da primeira edição do Festival Ocupa Riachuelo, realizado em fevereiro do ano passado e que reuniu feira autoral, gastronomia, shows e atividades culturais e de sustentabilidade. “Tínhamos uma expectativa de 500 pessoas e fomos surpreendidos com um público de mais 6 mil participantes nos dois dias”, salientou ela. Com o sucesso da primeira edição, o II Festival Ocupa Riachuelo está confirmado para os dias 20 e 21 de setembro.  

Dinâmica

A reunião do grupo temático Cultura, Turismo e Eventos teve uma dinâmica para estimular os participantes a trocar de ideias para o desafio de propor novos eventos e formas de atrair mais moradores e visitantes para o Centro. A atividade foi liderada por Ieda Tacla, consultora do Sebrae-PR.

“Nós trabalhamos com atividades que incentivam a proatividade e a troca de experiências, para que o grupo possa avançar na proposição de sugestões nos próximos encontros”, explicou Ieda.