Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mercado de trabalho

Cursos ofertados pela Prefeitura ajudam jovens a conseguir empregos

Formatura de um grupo de adolescentes no CRAS Caximba através do Programa Mobiliza. - Curitiba, 30/01/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Com 16 anos, Lucas Paiva faz vários planos para o futuro e sabe que precisa se preparar para entrar no mercado de trabalho. Morador em uma área de ocupação no Caximba, a vida não tem sido fácil para ele. A relação conflituosa com a mãe e o padrasto levaram Lucas a ir morar com a avó materna, de quem fala com muito carinho. Cursando a 8ª série do ensino fundamental, ele vem recuperando o tempo perdido fazendo supletivo. Lucas é um dos 28 jovens, com idade entre 14 e 17 anos, que se matricularam no curso do Programa Mobiliza, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Caximba.

“Eu era outra pessoa quando entrei aqui. Tinha muita vergonha de tudo, não me interessava por nada e brigava muito. A assistência que recebi aqui no Cras me transformou em uma pessoa interessada, mais colaborativa e já sonho em me tornar um assistente social ou um psicólogo, quero poder ajudar os outros”, diz Lucas.

Quem também parece estar com a vida planejada, apesar da pouca idade, é a Hevelyn Rubiane, de 14 anos. Ela mora com os pais e uma irmã caçula no Caximba, e estava muito feliz com o Programa Mobiliza. Ela conta que foi o primeiro curso que fez na vida. 

“Vim em busca de conhecimento e encontrei. Planejo fazer direito e depois prestar concurso para ser policial, quero fazer a diferença no mundo”, sentencia Hevelyn.
 

 

Programa Mobiliza
 

Desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS), o programa é destinado tanto para adolescentes quanto para adultos. Durante seis encontros, com duração de duas horas cada, os alunos recebem diversos conteúdos que preparam para o mercado de trabalho. 

A educadora social Marie Okabayashi Hashimoto foi a facilitadora que aplicou o conteúdo para essa primeira turma de 2020, que se formou no Cras Caximba. De acordo com Marie, os temas são apresentados de forma lúdica, unindo teoria e brincadeiras que necessitem de espírito colaborativo e despertem a interação e relacionamentos interpessoais.

Marie explica que esse curso é um preparatório comportamental para o mercado de trabalho. Em 2019 foram realizados 111 grupos de estudos por toda a cidade, totalizando 2.173 participantes.
 

“Ao mesmo tempo em que passo conteúdo e ensinamento para os alunos, eu aprendo muito com eles. É muito gratificante”, diz Marie.

Formando para o mercado do futuro

De olho nas profissões do futuro, a Prefeitura de Curitiba lançou em janeiro deste ano o programa Primeiro Emprego em Tecnologia (1º Empregotech), que irá oferecer gratuitamente curso de programação de computação para jovens entre 16 a 22 anos.

As aulas, com duração de cinco meses, começam em fevereiro e os melhores colocados poderão ser contratos como aprendizes por startups e empresas de tecnologia de Curitiba e região. Nesta primeira fase, serão 1500 vagas. 

Com o apoio de dez parceiros, a FAS Trabalho ofereceu 151 cursos diferentes em 2019, com 26.748 vagas gratuitas. Quase 3.200 delas foram ofertadas exclusivamente para pessoas em situação de rua, em cursos que aconteceram em unidades de atendimento da assistência social, como os Centros Pop. Em janeiro de 2020 a FAS já conta com a participação de 112 pessoas nos cursos oferecidos.

Para o público jovem e adolescente, com idade entre 15 a 29 anos, nos anos de 2018 e 2019, os programas de capacitação nos Liceus de Ofícios receberam mais de 18 mil inscrições. 

Há ainda o Programa Primeiro Emprego que oferece gratuitamente cursos e oficinas para adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social e que já estão vinculados aos projetos e serviços da assistência social em Curitiba.

O objetivo é oferecer capacitação, aumentando as chances de empregabilidade. Em 2019 foram ofertadas 1.000 vagas e neste ano o programa já conta com 1.806 inscritos. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas no site fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1324 ou pelo email pemprego@fas.curitiba.pr.gov.br

Em três anos, chega a aproximadamente 74 mil o número de vagas de qualificação profissional ofertadas. 

As diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba vem refletindo no mercado de trabalho, que tem apresentado número recorde de vagas

Parcerias
 

Os cursos foram promovidos com recursos próprios e por meio de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Electrolux, Aeroclube do Paraná, Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac), Js-Group, Mandaji Consultoria Hoteleira, Muda Eletrônica e Instituto Robert Bosch.