Ir para o conteúdo
43ª Oficina de Música de Curitiba

Cursos da Oficina vão do samba de mesa ao uso da música no trabalho de cuidadores de idosos

43ª Oficina de Música de Curitiba acontece na PUC. Curitiba, 07/01/2025. Foto: Cido Marques/FCC

As salas de aula já estão preparadas para receber, a partir desta quinta-feira (8/1), os 1.600 alunos que farão os cursos da 43ª edição da Oficina de Música de Curitiba. 

Com professores de alto nível e pluralidade de estilos, a Oficina vai reunir artistas de todo o Brasil e do mundo por 11 dias, até 18 de janeiro. A abertura oficial do evento ocorre nesta quarta-feira (7/1), com um grande concerto no Guairão, às 20h.

Um dos destaques é o conjunto de cursos dedicados ao universo do samba, como Bateria de Blocos e Samba de Mesa – Batuque dos Ancestrais, com Marcos Esguleba; O Cavaquinho no Choro, com Camila da Silva; Oficina de Canto Cai no Samba, com Maytê Corrêa; Pagode de Viola, com Bruno Takashy; Percussão e Bateria no Choro, com Rafael Toledo.

Já o curso A Música para Sensibilização de Cuidadores de Idosos mostra aos profissionais do segmento que a arte é poderosa ferramenta para compreender melhor os idosos e suas necessidades.

Outra novidade é o curso Asalato Voador, ministrado por Carol Bahiense, que apresenta um instrumento de origem africana e suas possibilidades rítmicas.

Recorde de inscrições

Maior evento do gênero na América Latina, a Oficina bateu recorde em 2026 e teve 42% mais inscrições que no ano passado. Alunos de 23 estados brasileiros e também de países como Paraguai, Suécia, Armênia e Argentina participam das aulas na capital paranaense.

A equipe de produção passou a semana preparando as salas, carregando pianos, baterias e outros instrumentos que estão instalados nas salas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), grande parceira da Prefeitura de Curitiba na Oficina de Música.

A 43ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, patrocínio da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná e Itaú Laranjinha. Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal.