Nesta sexta-feira (23/6), Alexandre Demétrio Ross Mesquita, de 56 anos, recebeu o certificado de conclusão do curso de Cuidador de Idosos, oferecido gratuitamente pela Fundação de Ação Social (FAS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia de formatura foi realizada na sede do Senac, no Centro, e reuniu mais 39 alunos das regionais Tatuquara e Bairro Novo, onde o curso foi ministrado desde abril.
Alexandre, que trabalha como auxiliar de logística, decidiu fazer o curso para aprimorar seu trabalho voluntário no Hospital de Clínicas, em Curitiba, onde atua há 18 anos. "Ajudo os pacientes nos quartos, auxiliando no banho, alimentação e reposição de materiais, além de realizar acompanhamentos até a UTI e, infelizmente, também ao necrotério”, contou.
Morador do bairro Santa Cândida, Alexandre percorria uma distância de 80 quilômetros por dia, até o Tatuquara, para comparecer às aulas.
Outra participante da formatura foi Geralda Barreto dos Santos, enfermeira de 55 anos, que também decidiu fazer o curso para aperfeiçoar seu atendimento a pacientes idosos. “Eu já tinha procurado fazer esse curso há bastante tempo, mas não consegui porque era muito caro, mais de R$ 4 mil. Quando vi que poderia fazer de graça, não perdi tempo”, contou a mulher que está afastada temporariamente da profissão para descansar após o longo período de enfrentamento da pandemia da covid-19.
Mais turmas
O curso de Cuidador de Idosos oferecido pela FAS, por meio do programa Liceu de Ofícios e Inovação, atende a uma demanda de mercado e já certificou 64 pessoas desde 2021, quando o curso foi criado. Atualmente, outras três turmas estão em andamento nas regionais Boa Vista, Boqueirão e Pinheirinho, e mais quatro turmas serão abertas nos próximos meses de agosto e outubro. O curso é ofertado usando recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
A coordenadora do programa Liceu de Ofícios e Inovação, Jéssica Alka Cordeiro, explica que a profissão de cuidador de idosos é uma das que mais crescem na atualidade, e por isso a importância de se formar novos profissionais.
Durante a cerimônia de formatura, Everson Souza, técnico de Relações com o Mercado do Senac, falou da satisfação ao ver mais um curso concluído, capacitando dezenas de profissionais para ingressarem no mercado de trabalho. “Como é bom a gente ver um espaço cheio de pessoas que estão se qualificando. Isso mostra que nós acertamos e ajudamos a transformar a vida das pessoas.”
O cuidador de idosos é responsável por acompanhar pessoas idosas em sua rotina, auxiliando nas necessidades básicas como higiene, alimentação, companhia, socialização, entretenimento, mobilidade e administração de medicamentos.
Uma vez certificado, o cuidador de idosos pode atuar em clínicas geriátricas, centros-dia, hospitais, residências, casas terapêuticas, spas, clubes e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Presenças
A formatura contou ainda com a presença da assessora da Diretoria de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Claudirene Barbosa da Silva, do gerente do Trabalho na Regional Bairro Novo, Márcio Ewerton Medeiros, e da técnica de educação profissional, coordenadora das ações de atendimento corporativo no Senac, Bruna Baldan.