Todos os sábados crianças e jovens se reúnem no auditório da Rua da Cidadania do Boqueirão para aprender a interpretar a vida e seus conflitos, em seu aspecto irônico, trágico e às vezes musical da aventura humana.
Os grupos formam as turmas do Curso Livre de Teatro Teatralizar, ofertados pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e que tem como instrutora a atriz e diretora Lucila Seluniaki. As aulas de teatro começaram a acontecer no Boqueirão em 2008 e desde então vêm ocorrendo regularmente.
“Nós trabalhamos a expressão corporal, vocal, fazemos jogos teatrais e improvisos. No final do ano sempre tem uma apresentação. Às vezes a gente constrói o texto com a turma ou trabalhamos clássicos da dramaturgia com autores consagrados, como William Shakespeare, Machado de Assis e outros”, explicou a diretora.
Atualmente não existem vagas para novos alunos. A turma juvenil disponibiliza 20 vagas e para crianças são 15 lugares. As inscrições são realizadas em fevereiro. A mensalidade é de R$ 70. Mais informações no núcleo da FCC: (41) 3313-5515.
Para crianças, jovens e adultos
Lucila explicou que o trabalho tem um perfil diferente dependendo da faixa etária da turma. Para crianças, o conteúdo trabalhado é mais lúdico e inclui várias brincadeiras. A finalidade é dar mais desenvoltura ao desenvolvimento da personalidade, além de trabalhar a expressão vocal e corporal.
Já os jovens e adultos buscam mais o desenvolvimento pessoal e atuação profissional em artes cênicas.
“Uma parte da turma de jovens e adultos busca o desenvolvimento pessoal para estimular a carreira e outra parte quer seguir a carreira no teatro. Tem um caso de uma aluna que trancou a faculdade porque quer fazer artes cênicas. E tem também outros alunos que já trabalham com produção cultural e interpretação e buscam desenvolver o talento”, explicou Lucila.
Iniciante e intermediário
De acordo com a diretora, o foco da oficina é oferecer um conteúdo para iniciantes. Para os alunos que fazem este período e continuam adiante, o conteúdo do curso muda e passa o nível intermediário mais complexo, que inclui a construção de personagens e a formação de espetáculo.
Vivendo o sonho
Além das turmas do Boqueirão, o curso de teatro também funciona na Regional Matriz para jovens e adultos, às sextas, no auditório do Solar da Cultura. Atualmente, não existem vagas disponíveis.
“Nessa região, a predominância é de alunos 50+, boa parte são aposentados que agora estão tendo a oportunidade de realizar um sonho participando das aulas de teatro”, disse Lucila.