Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação Social

Curso de Pintura e Texturização traz nova perspectiva de trabalho para alunos

A primeira turma do curso de qualificação profissional em Pintura e Texturização de Paredes do Liceu de Ofícios Campo Comprido, ofertado pela Fundação de Ação Social (FAS), recebeu nesta semana seu certificado de conclusão, contando com a empolgação e dedicação de 17 alunos. Foto: Daniel Caron/FAS

A primeira turma do curso de qualificação profissional em Pintura e Texturização de Paredes do Liceu de Ofícios Campo Comprido, ofertado pela Fundação de Ação Social (FAS), recebeu nesta semana seu certificado de conclusão, contando com a empolgação e dedicação de 17 alunos. O curso teve a participação de 100% dos inscritos desde o início das aulas.

Segundo a técnica de Mobilização para o Mundo do Trabalho do Núcleo Regional de Santa Felicidade da FAS, Elisângela Stupp, a participação dos inscritos foi tão intensa que existe a possibilidade de extensão do curso. “Os próprios participantes sugeriram outros módulos e, por isso, nossa equipe de pedagogas levou até a direção a sugestão de ampliar a carga horária e expandir os assuntos abordados”, adiantou.

Para Sonia Elena Domingues, de 35 anos, foi uma oportunidade de aprender uma atividade nova e garantir um futuro melhor. “Já trabalhei com construção civil e sou muito detalhista. Agora, com este curso, vou poder cuidar ainda mais do acabamento final de uma obra e com certeza vou conseguir muitas indicações”, conta. Sonia reconhece que o setor de Construção Civil cresce cada vez mais, mas acredita que é preciso capacitação. “Não adianta nada a participação em cursos se não existir a vontade de trabalhar e aprender cada vez mais. Eu, por exemplo, vivo fazendo cursos aqui na FAS. Já fiz de cabeleireira e muitos outros”, diz.

O  vigilante Severino Ramos da Silva descobriu o curso por acaso e agora tem planos de montar o próprio negócio: “Fui buscar cursos para o meu filho de 16 anos e vi o anúncio do curso de Pintura e Texturização. Sempre gostei de pintar, mas não sabia. Agora, depois do curso, estou querendo imprimir cartões com meu nome e telefone, abrir uma pequena empresa e trabalhar apenas com isso. Pode vir o paredão que vier”, conta, empolgado.

Liceus de Ofícios

Os Liceus de Ofícios da Prefeitura de Curitiba oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, melhorando suas condições de empregabilidade e contribuindo para sua autonomia e aumento da renda familiar. Curitiba conta com uma rede de 26 Liceus e três unidades de capacitação.

Quem tiver interesse em se inscrever neste e outros cursos ofertados pelos Liceus pode se dirigir até qualquer uma das unidades para efetuar sua inscrição. Os cursos são abertos para toda a população, mas há prioridade para famílias que recebem até meio salário mínimo per capita, pessoas em vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único, pessoas com deficiência ou em risco de perder o emprego. A relação completa de cursos está disponível clicando Aqui.