Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sustentabilidade

Curitibinhas e adultos são inspirados pela Família Folhas

Família Folhas visitou o Bosque Reinhard Maack na tarde deste sábado. Na imagem, o pequeno Rafael de 4 anos, sua mãe Caroline Fernandes, seu pai Rafael Fernandes e a avó Adalva da Silva. Curitiba, 21/01/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Quem visitou o Bosque Reinhard Maack, na tarde deste sábado (21/1), teve um encontro divertido com a Família Folhas. Os sete integrantes do grupo - Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Flora, Fefo e o pet-folha Folheco – chegaram ao local às 15h e interagiram com crianças e adultos.

Fã de carteirinha

Rafael, 4 anos, nasceu com má formação da coluna vertebral e veio com a família, da Bahia para Curitiba, há um ano para fazer tratamento de saúde. A mãe, Caroline Fernandes, conta que a Família Folhas foi a primeira paixão de Rafael na cidade. Rafael revela que adora todos os personagens, mas o Folheco é o seu preferido.

“Ele é apaixonado, começou vendo os vídeos na internet e logo aprendeu a música. O tema da festinha dos 4 anos, foi a Família Folhas e ele vestiu uma roupa de gari. A Família Folhas já conquistou toda a família”, comenta Caroline.

Rafael estava acompanhado também do pai, Rafael Fernandes, da avó Adalva da Silva e das amiguinhas, Bianca e Letícia de 10 anos.

Sorrisos, abraços e selfies

A professora Daiane Braga e o instrutor Diego Braga, trouxeram as filhas Sara, 7 anos e Rebeca, 4 anos, para ver de perto os personagens da Família Folhas. 

“Na escola elas já estudaram a separação do lixo. Elas adoram a Família Folhas e ficaram muito empolgadas para conhecer. Em casa a gente recicla e elas ficam atentas,  porque o exemplo deles é um estímulo para elas”, declara Daiane.

A Emanuely, 4 anos, era só sorrisos. Acompanhada dos pais, Rinaldo e Schurama Carvalho, fez questão de cantar a música tema da Família e tirar fotos com os personagens.

“Esse exemplo da Família Folhas é muito importante. Desde pequena ela aprender sobre sustentabilidade e pensar no próximo faz toda a diferença. O amanhã depende deles e das ações do hoje”, reforça Rinaldo Carvalho, contador.

As irmãs Sophia, 13 anos e Emily, 9 anos, vieram com a mãe, Ana Paula Pereira e a avó, Claudete Pereira. Aos 75 anos, Dona Claudete conta que também é fã dos personagens. “Só em Curitiba que temos a Família Folhas, eles são muito legais”, comemora.

“Eles são muito divertidos e passam um exemplo muito bacana, eu gosto de todos os personagens, mas o mais fofinho é o Folheco”, declara Sophia.

Ainda durante o mês de janeiro, os personagens têm programação no Parque Tanguá (veja a programação abaixo). Eles já estiveram no Jardim Botânico de Curitiba e no Parque Barigui, além do Museu da Vida.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, esta é uma ação especial para o período de férias. 

Agende uma visita da Família Folhas

Além da programação em escolas municipais, estaduais e particulares, a campanha vem sendo levada a mutirões de recolhimento de resíduos e outras ações sustentáveis da cidade, como as da Secretaria da Segurança Alimentar e Nutricional. 

Escolas, condomínios e instituições interessadas em receber a Família Folhas devem encaminhar um e-mail para a Diretoria de Educação Ambiental (lzem@curitiba.pr.gov.br).

Programação

BOSQUE REINHARD MAACK (Rua Waldemar Kost, s/n - Hauer)
Dia 22 de janeiro (domingo), a partir das 15h

PARQUE TANGUÁ (Rua Oswaldo Maciel, 97 - Taboão)
De 26 a 29 de janeiro (quinta a domingo), a partir das 15h

*Chuvas fortes podem alterar a programação