Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 326 anos

Curitibinhas do Pinheirinho aprendem brincando a história da cidade

Os curitibinhas da região sul da cidade foram os primeiros a assistir a série de apresentações do Auto da Fundação de Curitiba, espetáculo que será levado às dez regiões administrativas para celebrar os 326 anos da cidade. Curitiba, 12/03/2019 Foto:Lucilia Guimarães/SMCS

Crianças das escolas municipais Belmiro César, Leonel Moro e Vereadora Laís Peretti e dos Centros de Educação Integral (CEIs) Francisco Frishmann e Expedicionário tiveram uma aula sobre a história de Curitiba na prática, na tarde desta terça-feira (12/3), na Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Os curitibinhas da região sul da cidade foram os primeiros a assistir à série de apresentações do Auto de Fundação de Curitiba, espetáculo que será levado às dez regiões administrativas para celebrar os 326 anos da cidade.

O prefeito Rafael Greca viu o espetáculo com as crianças. O ator Douglas Perez, que encarna o personagem Curitibinha, apresenta a peça, que tem direção de Édson Bueno, figurinos de Áldice Lopes e músicas de Paulo Vítola.

Os 13 personagens usam uma narrativa didática para contar às crianças sobre as origens da cidade, fundada em 1693. Entre eles, o cacique Tindiquera e Mateus Leme, um dos fundadores da cidade ao lado de Eleodoro Ébano Pereira e Baltasar Carrasco dos Reis.

LEIA MAIS:

“Curitiba, nossa tribo salve, salve! Salve a tribo dos tinguis, dos portugueses, dos italianos, dos alemães, dos ucranianos, dos japoneses, dos russos brancos, da gente africana, de todos os curitibanos”, disse o prefeito no evento.

Greca explicou que a iniciativa da encenação é uma forma lúdica de explicar às crianças como a cidade surgiu. “Ensina aos curitibinhas aquilo que há um tempo nos ensinaram os nossos pais e os nossos avós. A cidade é sagrada porque sagrados somos nós, os seus filhos”, pontuou Greca.

Emocionado, o prefeito declarou mais uma vez seu amor a Curitiba. “O texto é cheio de verdade porque ele quer transmitir a vocês e aos que vão nascer, que a cidade será tanto mais moderna, quando aprender a ser eterna. Não existe inovação sem tradição. Não existe cidadania sem história”, ensinou o prefeito.

A Banda Lyra Curitibana fez a trilha sonora do evento e foi acompanhada pelas crianças das escolas municipais.

Participaram do evento o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a presidente da Fundação de Cultural de Curitiba Ana Cristina de Castro, os secretários Maria Sílvia Bacila (Educação), Emílio Trautwein (Esporte, Lazer e Juventude), Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração), o presidente da Cohab, José Lupion Neto, os administradores regionais Reinaldo Boarão (Pinheirinho) e Gerson Gunha (Portão), a coordenadora da Assessoria da Política para Mulheres, Elenice Malzoni, e os vereadores Maria Letícia, Oscalino do Povo, Beto Morais, Mauro Bobato, Tito Zeglin e Tico Kuzma.


As próximas apresentações serão sempre às 15h. Veja a programação

19/3 – Rua da Cidadania Matriz - Praça Rui Barbosa, 101

28/3 - Rua da Cidadania do Cajuru - Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150

2/4 – Rua da Cidadania Portão/Fazendinha - Rua Carlos Klemtz, 1700

3/4 - Rua da Cidadania de Santa Felicidade - Rua Santa Bertila Boscardin, 213

4/4 – Rua da Cidadania do Bairro Novo - Rua Tijucas do Sul, 1700

5/4 – Rua da Cidadania do Tatuquara - Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

9/4 - Rua da Cidadania da CIC - Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2470

10/4 – Rua da Cidadania do Boqueirão - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430

11/4 - Rua da Cidadania do Boa Vista - Avenida Paraná, 3600

No Bairro Novo, o local da apresentação será o ginásio do Clube da Gente e, na CIC, o Parque dos Tropeiros.