Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Bairro Novo

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta. Foto: Divulgação

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as ruas do bairro de bicicleta neste sábado. As crianças serão acompanhadas pelo Grupo Persegue, cicloativistas que praticam e divulgam o modal.

A professora Micheli Bárbara Soares Panzarini explicou que tudo começou com a questão de educação no trânsito. “Nós temos um caderno que chamamos de ‘Circular Rastreador’. É ali que anotamos as coisas que vemos no Sítio Cercado”, disse.

Na questão do trânsito, um dos pontos observados veio com a revitalização da Rua Coronel Victor Agner Kendrick pela Prefeitura. “Teve melhoria no pavimento de outras ruas também na região e isso trouxe uma alteração no trânsito”, comentou Micheli.

Palestra

A questão levantada com os alunos foi como se encaixariam os outros modais, além do carro, nestas condições. Através do programa Linhas do Conhecimento, a turma convidou integrantes do Grupo Persegue para vir à escola. Dois integrantes vieram e deram uma palestra sobre a forma correta de utilizar a bicicleta como meio de transporte.

“Foi muito interessante. Eles explicaram como se locomover em grupo, a função do anjo, de quem vem atrás, além dos vários equipamentos de segurança para andar de bike, como sinalizadores, capacete e óculos protetores”, relacionou.

Os alunos também aprenderam também manter a manutenção da bicicleta sempre em dia é uma questão de segurança, principalmente os freios, limpar a correia regularmente e deixar o câmbio de marchas na posição neutra quando a bicicleta não estiver em uso.

Depois do passeio, o objetivo das crianças é levar a questão do respeito porque usa a bicicleta como meio de transporte para a comunidade. “A ideia é conscientizar as pessoas que a mobilidade no trânsito pode melhorar, que a bicicleta é um meio de transporte mais saudável”, finalizou a professora Micheli.