Na última sexta-feira (25/6), as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Clarice Rocha da Rosa, no Alto Boqueirão, receberam uma tarefa especial: adotar uma árvore. Serão 200 mudas sob os cuidados dos pequenos: 150 entregues aos familiares dos curitibinhas e outras 50 para reflorestar o bosque da unidade, incentivando o cuidado com o meio ambiente.
As mudas foram entregues com o kit pedagógico desta quinzena. Fornecidas pelo Horto Municipal do Barreirinha, fazem parte do programa 100 Mil Árvores para Curitiba, lançado pelo prefeito Rafael Greca. O programa cumpriu a meta de convidar os curitibanos a plantarem 100 mil novas árvores em um ano e foi renovado, ofertando as mudas à população para tornar a cidade ainda mais verde.
A diretora do CMEI, Letícia Chupil, conta que a ideia inicial era de revitalizar o pequeno bosque que existe dentro da unidade, mas o projeto estendeu à proposta da adoção das plantas pelas famílias das crianças, envolvendo toda a comunidade escolar.
"Todos se animaram para participar. Alguns estão plantando em frente suas casas, outros, nos jardins ou quintais, com a ajuda das crianças. Também vamos reflorestar nosso bosque e deixar um legado ambiental para as próximas gerações”, disse a diretora.
Bosque rearborizado
As famílias receberam mudas de árvores frutíferas e nativas, como limão, cereja, guabiroba, ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial. Mudas das mesmas espécies vão rearborizar o bosque do CMEI e serão plantadas nesta quarta-feira (30/6) pelos profissionais da educação.
O plantio está programado para o dia todo, com o revezamento de equipes, para respeitar as regras de cuidado sanitário contra a covid-19, assegurando o distanciamento social e evitando aglomerações.
Árvores para adoção
Incluindo as 200 mudas do CMEI Professora Clarice Rocha da Rosa, os bairros da Regional Boqueirão (Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão) já ganharam 11.242 novas árvores desde o início do programa 100 Mil Árvores para Curitiba, lançado na primavera de 2019.
O programa continua ofertando mudas a quem adotar uma árvore. A partir de 21 de junho, além do Horto Municipal do Barreirinha, é possível buscar as mudas nas dez administrações da cidade também.
Na Regional Boqueirão, o local de retirada é a Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, perto do Terminal do Carmo), no atendimento da Administração Regional. Mensalmente, 500 novas mudas serão enviadas a esse ponto para entrega, entre espécies frutíferas ou nativas - araçá, pitanga, limão, gabiroba, sapuva, guabiju, guanandi, ipê, palmeira imperial.
LEIA MAIS