Nostalgia boa misturada com o orgulho da sensibilização ambiental. Esse é o sentimento da auxiliar-financeira Camila Martins Lopes em relação à volta da Família Folhas. A campanha foi relançada (e atualizada) pela Prefeitura de Curitiba no dia 29 de março, nas comemorações do aniversário da cidade. As folhinhas - agora em maior número - chegam para reforçar a necessidade da separação de recicláveis e de outras pautas importantes de sustentabilidade.
Mãe do curitibinha Leonardo, de 5 anos, que estuda no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Bezerra de Menezes, no Centro, Camila acredita que os sete personagens podem ter grande impacto no comportamento das pessoas.
“Fiquei muito feliz quando vi o caminhão de coleta com a família nas ruas. É uma excelente lembrança, espero que quem já os conhecia retome os bons hábitos ou melhore ainda mais na separação dos resíduos”, conta Camila.
Em casa, ela diz que nunca deixou de fazer a separação e faz questão de ensinar aos filhos. Seus conhecimentos vêm de quando ela tinha 8 ou 9 anos.
“A escola que eu frequentava começou a campanha, recebíamos livrinhos de histórias. E no calçadão da Rua XV, pegava adesivos para identificar as lixeiras”, lembra. “Sempre pegava bastante para poder distribuir aos meus colegas”, completa.
Família Folhas 2022
Alinhada com a evolução dos anos, a nova Família Folhas incorporou os mais recentes desafios da sustentabilidade para o planeta, além de ter uma representação alinhada aos novos tempos.
Os personagens originais – Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo – estão em nova fase de vida. E a família cresceu: Fofis tornou-se mãe solo de um menino e de uma adolescente PcD (pessoa com deficiência), enquanto Fifo virou o “pai” do pet Folha Folheco, um cãozinho adotado.
O criador da Família original, Ziraldo, um dos maiores cartunistas do Brasil, também é o responsável pela reformulação atual. Segundo ele, que também é escritor, a nova configuração familiar representa uma evolução e a incorporação de temas que passaram a fazer parte da agenda da sociedade nos últimos anos.
“Neste novo cenário temos a inclusão e os novos modelos de convivência social”, destaca o artista.
Presença e educação
Os Folhas farão apresentações em escolas e estarão presentes na vida de todos os curitibanos por meio da campanha de mídia.
Estações-tubo, parques, busdoors e outros espaços públicos irão estampar a família mais verde de Curitiba. Os personagens ainda estão presentes no WhatsApp da Prefeitura (41 99876-2903), interagindo e tirando dúvidas de todos.