Mesmo com previsão de chuva, cerca de 100 pessoas saíram em caminhada neste domingo (21/9), no Parque Barigui, para chamar a atenção da população sobre a necessidade da promoção da saúde mental e prevenção do suicídio. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), a ação teve a parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e o apoio do Instituto Samuel Caetano de prevenção ao suicídio. Foram oferecidas sessões de auriculoterapia, barra de access e musicoterapia, além de bons ouvintes para quem queria falar sobre saúde mental.
No sábado (20/9), no Tatuquara, balões e roupas amarelas também chamavam a atenção para o tema. A caminhada também teve o apoio do grupo de motoqueiros insanos, que ajudou a chamar a atenção da população na região.
“É importante que toda a sociedade esteja atenta a comportamentos e sinais de sofrimento mental. A mobilização do setembro amarelo serve para alertar sobre o tema e a necessidade de apoiar quem enfrenta um quadro depressivo e pode precisar de intervenção de um profissional de saúde”, alerta a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
“Problemas de saúde mental interferem em todos os setores da vida do indivíduo”, explica a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Luciana Sydor. Segundo ela, além dos problemas físicos, resultantes do sofrimento psíquico, a situação vivida interfere no relacionamento com outras pessoas e impacta em seu desempenho pessoal, profissional e até mesmo nas atividades comuns rotineiras.
“A prevenção do suicídio precisa contemplar ações intersetoriais, mas principalmente cuidados que iniciam com o próprio individuo, sendo este uma peça chave no cuidado de sua saúde mental”, destaca Luciana.
A prática de atividade física em grupo pode ser uma aliada na promoção da saúde mental, assim como outras ações simples para a rotina de cada pessoa.
Veja algumas dicas para prevenir problemas de saúde mental e promover o autocuidado no dia a dia:
- Mantenha os cuidados com a sua alimentação, sono, mente e corpo;
- Identifique pensamentos negativos que levem à tristeza, ansiedade e perceba o que funciona para o seu alívio;
- Pratique exercícios, eles liberam hormônios que ativam o bem estar físico e psicológico e auxiliam a reduzir o estresse.
- Participe de ações culturais, como ler um bom livro, assistir uma peça de teatro, ouvir boa música, entre outras.
- Cultive e fortaleça os laços afetivos através da convivência com familiares e de amizades.
- Faça atividades que auxiliem a descobrir o que gosta e o que precisa para sentir-se bem.
- Escolha atividades, cursos, que propiciem a sensação de valorização e pertencimento. Isso refletirá positivamente na sua saúde mental.
- Reconheça e acolha os momentos mais difíceis da vida, mas lembre-se de que vão passar.
- Quando precisar, busque ajuda profissional nas unidades de saúde ou ligue para a Central Saúde Já Curitiba pelo telefone 3350-9000 para agendar a participação em grupo de acolhida em saúde mental.