Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber a Caminhada Mulheres pela Paz, movimento que surgiu em Israel com mulheres judias, mulçumanas e cristãs se unindo para fazer uma marcha pela paz no mundo. O prefeito Rafael Greca recebeu, na noite desta quinta-feira (29/6), o convite para participar da caminhada e confirmou o apoio da Prefeitura ao evento.
A caminhada será feita às 15 horas do dia 29 de outubro, com saída da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Catedral Metropolitana de Curitiba) e chegada na praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico.
“Ficamos muito honrados com o convite e será muito bem-vinda essa marcha em Curitiba. Uma caminhada democrática, pela paz, que unirá mulheres de diversas religiões”, disse o prefeito Rafael Greca.
No evento está prevista a presença da cantora israelense Yael Deckelbaum, que gravou a canção “Prayer of the Mothers” e o vídeo do movimento “Women Wage Peace” – “Mulheres promovam a paz”, em tradução livre. O vídeo tem rodado o mundo e já teve mais de 3,5 milhões de visualizações no Youtube.
O movimento começou em 2014 e a primeira marcha foi feita no ano passado em Israel. Também já foram feitas na França e em algumas cidades dos Estados Unidos.
Em Curitiba também está prevista a presença da cantora Gal Costa e da Orquestra Sinfônica do Paraná. A organização do evento na capital está sendo feita pelo arquiteto Jayme Bernardo e pelo Consulado de Israel.
Na reunião também foi definido que a Setran dará apoio e logística para organizar os bloqueios de trânsito durante a caminhada.