Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Queda na violência

Curitiba tem redução de 19% nos homicídios e de 18% nos roubos

Curitiba tem redução de 19% nos homicídios e de 18% nos roubos. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), que contou com a presença do secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. Curitiba, 18/01/2017 Foto:Larissa Portes/SESP

Curitiba teve significativa redução no número de homicídios dolosos (com intenção de matar) em 2017. No ano, foram 379 casos, 19% a menos que os 468 de 2016. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18/1) em coletiva de imprensa da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), que contou com a presença do secretário municipal da  Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Com a redução, a taxa de homicídios da capital é de 18,95 para cada 100 mil habitantes. “A taxa média do Brasil é de 28 para cada 100 mil habitantes, o que coloca Curitiba com 30% a menos no índice”, compara Rangel.

No mesmo período, houve outra importante redução: os crimes de roubo (com emprego de violência) diminuíram 18% em relação a 2016. Os roubos a comércio caíram 28,30%, a veículos 23,34% e o roubo de residências apresentou redução de 25,82%.

Integração

A redução nos índices criminais foi um dos temas debatidos em reunião do prefeito Rafael Greca com Rangel e com o secretário de Estado de Segurança Pública, Wagner Mesquita, na quarta-feira (17/1). “A palavra-chave é integração, que tem funcionado de forma muito boa". afirma Rangel.

"A parceria entre todas as forças policiais, cada uma com suas características, é fundamental para atingir um resultado conjunto positivo. Hoje, temos Prefeitura e Estado atuando juntos, trocando informações e fazendo ações juntos, no combate a todas as modalidades criminais.”