A resolução nº 1 que aprova o Planejamento Estratégico decenal da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - SMDT - 2025-2035, foi publicada no Diário Oficial do município na última quarta-feira (10/12).
Na resolução, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, aprova o planejamento estratégico da pasta, que tem o objetivo de implementar e executar políticas públicas nas áreas da defesa social, segurança e trânsito nos próximos 10 anos para o desenvolvimento do município.
O documento foi entregue oficialmente ao Prefeito Eduardo Pimentel durante reunião da SMDT realizada no Salão Brasil, no início de dezembro, como plano de ação e com parâmetros para alocação dos recursos orçamentários para criação das políticas públicas da secretaria.
“Esta reunião registra um momento muito importante, o lançamento do planejamento estratégico para a execução e fortalecimento das políticas públicas para a segurança, defesa social e trânsito em Curitiba para os próximos 10 anos”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
O Mapa Estratégico da gestão da SMDT foi criado com a visão estruturada em três pilares: Curitiba Segura, Ágil e Dinâmica, com o propósito “de servir para legar às futuras gerações uma cidade cada vez mais segura, ágil e dinâmica”.
O Planejamento traz três objetivos estratégicos com os respectivos planos de ação com base nas perspectivas operacional com excelência na prestação de serviços, a tecnológica com o viés da inovação e modernização e a dos servidores com destaque na valorização do capital humano.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou a relevância do planejamento estratégico para o alinhamento das ações e dos projetos realizados na secretaria ao longo dos próximos anos. Ele destacou a elaboração desse documento como o ato mais importante da gestão da secretaria.
“O planejamento estratégico foi construído com a participação de todos os servidores e da comunidade, com a colaboração dos conselhos comunitários de segurança de Curitiba (Consegs). Com debates, discussões e até dúvidas construímos esse documento que vai ser o norte, a direção por onde vamos caminhar nos próximos anos, com planos, ações e realizações da próxima década”, salientou o secretário.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico foi coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal, (GGI), da secretaria de Defesa Social e Trânsito, que dividiu o trabalho em fases e com foco abrangente em toda a SMDT, utilizando a matriz SWOT como ferramenta. A SWOT analisa quatro fatores (forças, fraquezas, oportunidades e a ameaças). A ação envolveu diversos atores, incluindo a participação ativa das equipes de ponta, como os agentes de trânsito e os guardas municipais, além da comunidade, por meio dos Consegs.