Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Desburocratização

Curitiba será integrada à Redesim no primeiro semestre

Curitiba será integrada à Redesim no primeiro semestre. -Na imagem, o prefeito Rafael Greca, em reunião com o gerente nacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), da Receita Federal, Carlos Nacif, Curitiba, 09/02/2017. Fotos: Joel Rocha/SMCS

O prefeito Rafael Greca se reuniu nesta quinta-feira (09/02) com o gerente nacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), da Receita Federal, Carlos Nacif. O gerente garantiu que os trâmites para integrar Curitiba à Redesim serão concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.

O encontro aconteceu no Salão Brasil, na Prefeitura de Curitiba, e contou com a presença de secretários municipais e representantes das secretarias envolvidas no processo de concessão de alvarás comerciais. "Estamos integrando a cidade à Redesim. Quanto menos burocracia melhor. Como pregava o saudoso ministro Hélio Beltrão, um verdadeiro ativista da desburocratização, primeiro é preciso facilitar a abertura de novas empresas e aí garantir que todo mundo trabalhe de acordo", disse Greca.

O sistema integrado permite a abertura, o fechamento, a alteração e legalização de empresas com mais rapidez. De acordo com o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, a finalização desse processo será um grande avanço para o Estado e para o Brasil. “Curitiba representa mais de 30% da atividade comercial do Paraná”, lembrou ele.

Fim da espera

“Nada segura mais essa integração”, comemorou o gerente nacional da Redesim. Nacif contou que o desejo de ver a capital paranaense integrada já tem cerca de dois anos. Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.800 já estão integrados à Redesim, sendo 200 apenas no Paraná.

Um dos líderes do projeto na cidade, o secretário de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, destacou que o assunto é discutido entre as diversas áreas da administração municipal desde os primeiros dias de gestão do prefeito Rafael Greca. “Vamos acabar com a burocracia nas consultas comerciais e trazer todos os benefícios que Curitiba merece, diminuindo a informalidade e beneficiando os empreendedores”.

Os órgãos diretamente envolvidos na implantação da Redesim já iniciaram as reuniões de grupos de trabalho. Além da Secretaria do Urbanismo, participam equipes das secretarias municipais da Saúde, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Finanças, do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), da Junta Comercial do Paraná e do Sebrae Paraná.

Jucepar mais próxima

Como medida para facilitar a vida do empreendedor curitibano, o prefeito Rafael Greca havia pedido que a Junta Comercial estudasse a abertura de escritórios nas Ruas da Cidadania. Na reunião, o presidente da Jucepar anunciou as primeiras quatro unidades, nas Ruas da Cidadania do Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho e Santa Felicidade.

Estiveram na reunião o superintendente da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal, Jackson Corbari; a superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias; o representante do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), Fabrício Zanini; Leandro Vergara Raimundi; Luiz Marcelo Padilha e Cesar Rissete, do Sebrae; o representante da Agência Curitiba, Tiago Francisco da Silva; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Marcos Rigoni.