A Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi criada em 2021 para o desenvolvimento produtivo integrado da capital e os municípios vizinhos. O primeiro ano de atuação foi marcado pela articulação para fortalecer as ações integradas. Foram 43 visitas e participações em eventos, com o objetivo de renovar os convênios de cooperação junto aos outros 28 municípios metropolitanos.
Entre os eventos, houve três encontros entre prefeitos realizados em regiões distintas da RMC. O propósito foi potencializar os meios de planejamento integrado para obter melhores resultados na difusão de ferramentas que auxiliem na administração dos municípios.
As instituições parceiras promotoras destes eventos – como Pró-Metrópole, Sebrae, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeituras – são atores importantes nesta junção de esforços para a melhoria da qualidade de vida da população da Grande Curitiba.
Principais ações
Workshop para secretários de Agricultura, Turismo, Indústria e Comércio
Este primeiro workshop teve por finalidade a articulação e integração de gestores públicos que atuam em prol do desenvolvimento econômico em seus municípios. A ideia é estabelecer uma verdadeira rede, capaz de incentivar a difusão de soluções que contribuam significativamente com toda a RMC.
Embora existam particularidades inerentes a cada município ou microrregiões, são encontrados desafios comuns a todos. Assim, esta rede bem instrumentalizada será capaz de propagar boas práticas e soluções, que podem ser compartilhadas com os gestores vizinhos.
I Fórum Pró Metrópole
Os 29 municípios que integram a Grande Curitiba deram mais um passo rumo à criação do Mercado Comum Metropolitano com o I Fórum do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), realizado em julho.
Durante o fórum, foram lançadas iniciativas para apoiar o setor produtivo, como a oferta de 29 mil consultorias gratuitas do Sebrae/PR voltadas a micro e pequenas empresas afetadas pela crise econômica gerada pela pandemia da covid-19; um edital de chamamento para que agricultores familiares da Grande Curitiba possam vender para o programa Câmbio Verde da Prefeitura da capital; e capacitação empresarial gratuita para a cadeia do turismo.
O Pró-Metrópole integra representantes dos setores público e privado, como as prefeituras de Curitiba e região metropolitana, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Programa de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam) do Governo do Estado, Associação Comercial do Paraná (ACP), Sanepar, Assomec e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
No evento, foi assinado ainda um termo de declaração de compromisso para o desenvolvimento do turismo regional, que visa alinhar e integrar as ações de estímulo ao turismo na RMC.
I Encontro de Secretários de Administração e Finanças dos municípios da RMC
Em outubro, Curitiba sediou o primeiro encontro metropolitano de secretários de Administração e Finanças dos municípios da Grande Curitiba. O evento reuniu representantes de 22 municípios para debater os desafios da gestão pública.
Palestrantes falaram aos secretários sobre compras públicas, previdência complementar, finanças e sobre o programa Escola Metropolitana de Prefeituras, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A experiência da Secretaria de Gestão Pública de Londrina também foi apresentada.
Participaram secretários das cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Tunas do Paraná, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais, Agudos do Sul, Quitandinha, Piraquara, Mandirituba, Lapa, Almirante Tamandaré, Doutor Ulysses, Contenda, Campo Largo, Campo do Tenente, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul, Rio Negro, Pinhais, Araucária e Colombo.
Diálogos Metropolitanos entre Prefeitos
A Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da RMC promoveu encontros entre as lideranças dos municípios nos Diálogos Metropolitanos entre Prefeitos. Os encontros foram realizados em três regiões distintas da RMC, por causa das especificidades dos munícipios.
O primeiro foi na Lapa, na Região Metropolitana Sul, o segundo em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana Norte, com a participação da maioria dos prefeitos do Vale do Ribeira.
E para abranger a totalidade dos municípios da RMC, o Diálogos Metropolitanos entre Prefeitos do anel central foi realizado na cidade de São José dos Pinhais.
Palestrantes autônomos e do Sebrae/PR falaram sobre os mais diversos temas, com foco na integração e troca de informações entre os gestores.
Encontro Metropolitano para Implantação dos ODS
Outro evento conduzido pela secretaria foi o Encontro Metropolitano para Implantação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), realizado em parceria com a Confederação Nacional de Municípios.
Esse trabalho foi o resultado da participação em seis reuniões do comitê gestor Pró-Metrópole, de reuniões técnicas para encaminhamento das demandas das cidades e da intermediação e acompanhamento das entregas do programa Recupere, em conjunto com o Sebrae, nos 29 municípios da RMC.