Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Curitiba recebe prêmio nacional por parâmetros na educação infantil

Um programa desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba com crianças de 0 a 5 anos, na educação infantil, recebeu o prêmio Inovação em Gestão Educacional. Foto:Valdecir Galor/SMCS

Medidas desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba com crianças de 0 a 5 anos, na educação infantil, receberam o prêmio Inovação em Gestão Educacional, concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) do Ministério da Educação. A premiação foi publicada nesta semana no Diário Oficia da União.

A premiação foi concedida em razão do desenvolvimento dos parâmetros e indicadores de qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “O trabalho desenvolvido em Curitiba na educação infantil é referência nacional e este prêmio reforça a qualidade das ações desenvolvidas diariamente, em período integral, para mais de 40 mil meninos e meninas da nossa cidade”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Os parâmetros de qualidade são uma série de referências para o trabalho com crianças de 0 a 5 anos na rede municipal de ensino de Curitiba, reunidas em um documento que norteia ações, garantindo os mesmos padrões de qualidade em todas as unidades da rede municipal que atendem na modalidade educação infantil.

São nove parâmetros, que podem ser entendidos como modelos para a reflexão e desenvolvimento de boas práticas para o cuidar e o educar da criança pequena. “Os parâmetros revelam pontos de partida e chegada que desejamos ter com relação aos diferentes aspectos que compõem o cotidiano das unidades da rede”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Glória Galeb.

Um exemplo de indicador é o que estabelece que todas as salas de atividades, de todos os CMEIs devem ter um canto permanente para a leitura, com livros organizados ao alcance das crianças, que escolhem livros de sua preferencia para ler. O momento de leitura da criança deve acontecer todos os dias, e até mesmo entre as crianças menores, de dois a 4 anos. A leitura nestes casos é das imagens, razão pela qual outro indicador apresenta a necessidade dos livros serem todos de apropriados à faixa etária.

Ainda dentro deste mesmo referencial,  de literatura, um indicador prevê a leitura diária de gêneros narrativos pelo educador para as crianças. A forma como cada profissional fará a leitura pode ser diferenciada de uma sala para outra, de uma unidade para outra.

Prêmio

Essa é a quarta edição da premiação, que reconhece boas práticas desenvolvidas para a melhoria da qualidade do ensino. Foram premiadas nove experiências nas áreas de Avaliação e Resultados Educacionais, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Planejamento e Gestão.

A ação desenvolvida para garantir a qualidade das práticas em todas as 198 unidades da rede oficial que atendem as crianças pequenas será apresentada nos 16 e 17 de dezembro, durante solenidade de premiação, no auditório do Inep, em Brasília.

O prêmio teve início em 2006 e integra as ações do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Inep. O objetivo é reconhecer e valorizar os trabalhos dos gestores que mudam a realidade educacional dos seus municípios e dessa forma, contribuem para o alcance dos objetivos e metas dos Planos Nacionais de Educação (PNE), do Compromisso Todos pela Educação e, de forma mais ampla para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

O prêmio é coordenado pela Dired e pela Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage), da Secretaria de Educação Básica (SEB), do MEC. Sãoparceiros da iniciativa a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), FNDE, UNDIME e a UNESCO.