Curitiba começa a testar, na próxima segunda-feira (12/5), o primeiro biarticulado 100% elétrico do País, produzido pela fábrica da Volvo na CIC. Nesta quinta-feira (8/5), o prefeito Eduardo Pimentel participou do evento que marca o início da produção em série do modelo.
Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, passa a ser fabricado exclusivamente na unidade da Volvo em Curitiba, que será também um centro de exportação do modelo para o mundo. A fábrica, que produz também caminhões da marca sueca, emprega 5,2 mil pessoas na capital.
“Estamos construindo um novo capítulo na história da cidade, com esse primeiro biarticulado elétrico. A Volvo, que no passado construiu com a Prefeitura de Curitiba a inovação que foi o biarticulado a diesel, agora apresenta esse avanço, com um veículo zero emissões. Queremos muito ter esses veículos rodando nas nossas linhas de ônibus”, disse o prefeito.
Acompanhado do governador Ratinho Júnior e do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, Eduardo Pimentel citou a janela de oportunidade com a nova concessão do transporte coletivo, que tem como um dos pilares a descarbonização gradual da frota do transporte coletivo da capital.
Protótipo
O biarticulado elétrico que será testado em Curitiba é o protótipo já encarroçado, pela Marcopolo. Ele foi montado no ano passado e estava em fase de pré-teste em várias partes do Brasil.
Na segunda-feira, o veículo inicia o primeiro teste em linha, na 303-Centenário/Campo Comprido. O veículo vai circular sem passageiros, mas rodará com lastro (bombonas de água ou sacos de areia) simulando condições bastante severas de operação. O teste deve durar 20 dias.
Com 28 metros de comprimento, o biarticulado tem capacidade para transportar até 250 passageiros.
“O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
O novo chassi foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período de 2023-2025. Segundo Marques, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões.
A apresentação contou com a presença de cerca de 200 funcionários da fábrica. Também participaram o presidente do grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e da Comunicação, Marc Sousa, o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme.
Eletromobilidade
O projeto de descarbonização da frota de Curitiba está alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba) e é considerado referência no país por unir um amplo programa de testes da tecnologia a um novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará a matriz energética não poluente.
“Desde 2018, estamos trabalhando no projeto de introdução de veículos elétricos no transporte coletivo. Agora, a eletromobilidade torna-se, aos poucos, real para a população que utiliza o transporte coletivo da cidade. Os usuários têm um meio de deslocamento não poluente, sem ruído e com conforto”, afirmou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Desde julho do ano passado, sete veículos elétricos já fazem parte da frota de Curitiba – seis nas linhas 010- Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) e um na linha 863-Água Verde.
Além dos sete elétricos já entregues, a Prefeitura de Curitiba planeja comprar mais 54 veículos do gênero com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.
Também já foi aprovado, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto para a aquisição de 70 ônibus, com investimento de R$ 317 milhões, e um empréstimo do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão, de €$ 100 milhões, que será usado para a compra de 84 ônibus elétricos e para outros projetos de infraestrutura energética.
100% elétrico
O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.