Uma empresa curitibana quer mapear a cidade por drone, usando um novo software de topografia e fotometria digital. O sistema, desenvolvido no Parque do Software na CIC, foi apresentado ao prefeito Rafael Greca e mostra as cidades com grande precisão e detalhamento das imagens.
Segundo Charles Roberto Stempniak, diretor da empresa Smart Matrix, a utilizando a captação de imagens com a tecnologia dos drones, é possível mapear toda Curitiba em apenas 30 dias, com um custo 90% menor que os métodos tradicionais e a qualidade das imagens 1000 vezes melhor. Com esse nova tecnologia é capaz de identificar um parafuso que fixa o trilho do trem, detalhes de calçadas, tipos de árvores, ocupação dos terrenos, evolução de obras, entre outras funções configuráveis.
O drone já vem sendo testado em outros países como solução de mobilidade urbana, segurança pública e tarefas de gestão urbana controladas ou autônomas. “Existem drones que executam tarefas como o controle o trânsito de forma pré-programadas. Decolam de uma base alimentada por energia solar, executam a tarefa e retornam sem ter o controle de uma pessoa.”, comenta Charles.
Acompanharam a apresentação o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert; os assessores de informação e tecnologia, Leandro Vergara Raimundi e Helton Terssari Brandão; o secretário de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz; o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur; o secretário Municipal de Finanças, Vitor Puppi; a assessora jurídica Cibele Fernandes Dias; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Munhoz da Rocha Lacerda e os engenheiros Renato Wisocki Jr e Cláudio Maurício Mayrhofer da Smart Matrix.