Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade Educadora

Curitiba participa de debates sobre a educação no Brasil

Curso de formação de gestores, instituto Casagrande, no Teatro Fernanda Montenegro. Curitiba, 05/06/2024. Foto: Luiz Costa /SME

Escola integral, tecnologias, inclusão, equidade, ambientes escolares. Esses e outros temas fazem parte dos debates do Congresso Um Novo Tempo na Educação, do Instituto Casagrande, do qual participam profissionais da rede municipal de ensino de Curitiba.

Durante esta quinta edição do congresso, realizada de 5 a 7 de junho, no Shopping Novo Batel, estarão reunidos especialistas como o ex-ministro da Educação e professor Cristovam Buarque e o professor da Universidade de Lisboa Antonio Nóvoa, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, participou da abertura e destacou a importância de eventos como esse. “Debatemos o futuro da educação, desafios e soluções, onde a formação profissional ganha destaque”, disse Maria Sílvia.

"A educação integral, por exemplo, é uma das prioridades", pontuou a secretária, lembrando que a rede já conta com 172 das 186 unidades com tempo integral. Até o fim deste ano, todas as escolas terão pelo menos parte das turmas com essa oferta.

O evento reúne, ao longo dos três dias, mais de mil pessoas.

Formações na rede

Desde 2018, a formação profissional continuada na rede municipal de ensino é realizada por meio do programa Veredas Formativas. Somente em 2023, os profissionais da educação curitibana participaram de mais de 770 ações formativas ofertadas pela Secretaria Municipal da Educação como cursos, fóruns, workshops e palestras, tanto no formato presencial quanto online.

As iniciativas de formação e desenvolvimento profissional – com vagas também abertas à comunidade - são elaboradas pelos diversos departamentos da Educação com o intuito de valorizar o protagonismo profissional.

O programa foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional.