Texto: Claudia Maria Teixeira de Almeida
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Curitiba desembarca nesta sexta-feira (22/5) em Balneário Camboriú (SC) para participar da 32ª edição da BNT Mercosul, uma das principais feiras de negócios turísticos do Brasil e da América do Sul. Mais do que marcar presença no evento, a capital paranaense aposta em apresentar ao mercado nacional e internacional os cases que vêm consolidando a cidade como referência em turismo urbano, eventos e inovação no setor.
O Curitiba Turismo participa da feira como expositor, levando iniciativas que reforçam o posicionamento estratégico da cidade no cenário turístico brasileiro. Entre os destaques apresentados estão o impacto do Natal de Curitiba e a consolidação da nova rota aérea direta entre Curitiba e Lisboa (Portugal).
A edição 2026 da BNT Mercosul acontece até sábado (23/5), no Expocentro Júlio Tedesco, reunindo operadoras, agentes de viagens, destinos turísticos, hotéis e fornecedores em uma programação voltada à geração de negócios, networking e capacitação profissional.
“O turismo de Curitiba vive um momento de expansão e reconhecimento nacional. Participar da BNT Mercosul é uma oportunidade estratégica para fortalecer a imagem da cidade, ampliar conexões comerciais e apresentar projetos que transformam Curitiba em um destino cada vez mais competitivo e inovador”, destaca o presidente do Curitiba Turismo, Rodrigo Swinka.
Em evidência
Entre os principais atrativos apresentados pela capital está o Natal de Curitiba 2025, que se consolidou como um dos maiores eventos natalinos do país. A programação reuniu mais de 3 milhões de pessoas e movimentou cerca de R$ 722,8 milhões na economia local, com mais de 100 atrações espalhadas pela cidade.
Outro destaque levado à feira é a nova conexão aérea direta entre Curitiba e Lisboa, considerada estratégica para o fortalecimento do turismo internacional e das relações econômicas e culturais entre o Paraná e a Europa. A rota amplia a presença de Curitiba no mercado europeu e cria novas oportunidades para o setor turístico da capital.
Além de divulgar os atrativos e grandes eventos da cidade, a participação na feira também busca ampliar o relacionamento com operadoras e agentes de viagens, fortalecendo a presença de Curitiba nos roteiros comercializados no Brasil e na América do Sul.
Ainda dentro da estratégia do Curitiba Turismo, a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico do Curitiba Turismo, Janaina Reatti, conduz uma capacitação a cem novos agentes, apresentando os principais atrativos da cidade.
A feira
A edição anterior da BNT Mercosul registrou números recordes, com mais de 7,5 mil profissionais do turismo participantes, além de mais de 500 marcas expositoras. O evento também contou com rodadas de negócios, capacitações e encontros estratégicos entre os principais players do setor.
A programação deste ano inclui feira de negócios, capacitações de destinos turísticos, visitas técnicas, rodadas comerciais e coletivas de imprensa, consolidando o evento como uma das maiores plataformas de promoção turística do continente.