Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Primeiro passo

Curitiba lança Diagnóstico Educacional para construção do novo Plano Municipal de Educação

Lançamento do Diagnóstico para o Plano Municipal de Educação do Município de Curitiba. Curitiba, 31/10/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A Secretaria Municipal da Educação lançou, na sexta-feira (31/10), o Diagnóstico Educacional, que inicia um novo momento no planejamento educacional de Curitiba. Baseado em dados e conhecimento técnico, o documento oferece uma base sólida para a construção do novo Plano Municipal de Educação. O lançamento foi realizado na Câmara Municipal de Curitiba, com a presença de vereadores.

O Diagnóstico Educacional tem como objetivo subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Educação de Curitiba, que define metas e estratégias para o setor. Os planos têm vigência de dez anos, e o atual é válido até março de 2026.

“Na construção deste plano, queremos ir além dos números. Seguiremos as diretrizes do Plano Nacional de Educação, mas temos a oportunidade de realizar algo realmente transformador e impactar a vida das nossas crianças pelos próximos dez anos”, destacou o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

Também estiveram na Câmara o superintendente executivo da SME, Giovani Vieira; a presidente da Comissão do Plano Municipal de Educação, Vanessa Carneiro dos Anjos; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Cíntia Caldonazo Wendler.

O Diagnóstico é uma ferramenta de consulta e monitoramento contínuo, que fortalece o diálogo e a gestão democrática da educação curitibana, como explica Cíntia. “O intuito é que com esse documento nós iniciemos as discussões para a construção do Plano Municipal de Educação. O Diagnóstico traz um recorte da educação municipal para nos subsidiar na discussão de proposições para o plano”, disse.

O documento é baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep – Censo Escolar), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e da Rede Municipal de Ensino. Ele apresenta um panorama sobre acesso, permanência, desempenho, infraestrutura, valorização docente e gestão educacional.

O Diagnóstico estará disponível para leitura e análise no site da Secretaria Municipal da Educação a partir de 5 de novembro. Com a divulgação, será aberta uma consulta pública para a construção do novo PME, que seguirá até 28 de novembro. Nesse período, diferentes setores da sociedade poderão analisar o documento e apresentar propostas.

As contribuições serão compiladas pela Comissão do Plano Municipal de Educação e servirão de base para a Conferência Municipal, prevista para a última semana de fevereiro de 2026. Após a conferência, a Secretaria Municipal da Educação elaborará o projeto de lei do novo plano, que deve ser aprovado até 31 de março de 2026.

O processo colaborativo busca assegurar que o novo PME reflita as reais necessidades e aspirações da comunidade educacional, fortalecendo a qualidade da educação pública em Curitiba.