Ir para o conteúdo
Festa popular

Curitiba já tem Rei Momo e cortejo real para comandar o Carnaval 2026

Curitiba já tem Rei Momo e cortejo real para comandar o Carnaval 2026. Felipe Oliveira de Souza Frauzino, a rainha Cristiane de Fátima Magalhães e as princesas Cleuza de Morais Costa e Elidiany de Oliveira do Amaral Curitiba, 27/01/2026. Foto: Cido Marques/FCC

Curitiba já tem o cortejo real que vai comandar a folia do Carnaval 2026. A eleição do Rei Momo, da Rainha e das Princesas foi realizada na noite dessa terça-feira (27/1), no Memorial de Curitiba. O evento promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, integra a programação do carnaval. 

A cerimônia em clima de festa e muita animação foi embalada pela bateria, comissão de frente e ala das baianas da escola de samba Mocidade Azul, campeã do carnaval do ano passado. A apresentação deu uma prévia do que o público pode esperar da grande celebração carnavalesca, que acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro, na Avenida Marechal Deodoro.

Após a avaliação dos sete jurados, Felipe Oliveira de Souza Frauzino foi eleito Rei Momo do Carnaval de Curitiba 2026, com a nota 206,2, superando outros dois concorrentes. Emocionado, o novo Rei Momo dedicou a conquista ao filho Gregório, de apenas quatro meses. “Estou muito feliz e muito animado. Essa vitória é pelo meu filho”, afirmou.

Felipe já tem uma trajetória ligada à dança e ao samba em Curitiba. Ele integrou o projeto Dança Curitiba nas Regionais, atua como coreógrafo do Grupo Origem Dance, é passista da escola de samba Imperatriz da Liberdade e já havia sido eleito Rei Momo da cidade em 2020.

Com origem na mitologia grega, Momo era o deus da sátira, do riso e da irreverência. A figura do Rei Momo passou a ganhar destaque no carnaval brasileiro a partir da década de 1930, tornando-se o representante oficial da folia e a personificação do espírito carnavalesco.

Rainha e Princesas

O título de Rainha do Carnaval de Curitiba 2026 ficou com a sambista Cristiane de Fátima Magalhães, que obteve a nota 278. Ao ouvir seu nome anunciado, ela se emocionou. “Estou muito feliz e vou representar o Carnaval de Curitiba com muita alegria e samba”, destacou Cristiane, de 49 anos, auxiliar administrativa e apaixonada pelo samba.

A corte é completada pelas princesas Elidiany de Oliveira do Amaral, primeira princesa, e Cleuza de Morais Costa, segunda princesa. Designer, Elidiany é musa da escola de samba Deixa Falar e falou sobre o significado da festa. “Sou apaixonada pelo carnaval, que para mim tem um sentido de cura”, disse. Já Cleuza, de 50 anos, representa a escola Vai na Fé e desfila desde a fundação da agremiação. “O carnaval representa nossa cultura e ancestralidade, e é isso que quero mostrar às pessoas”, afirmou.

O Cortejo

A partir de agora, o Cortejo Real passa a cumprir uma agenda intensa, animando os ensaios das dez escolas de samba que vão desfilar na Marechal Deodoro, além de outros compromissos oficiais do calendário carnavalesco da cidade.

“O Carnaval de Curitiba 2026 vai ser incrível, uma festa que reúne famílias, comunidades e, acima de tudo, sambistas de todas as partes da cidade e da Região Metropolitana”, destacou o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, João Luiz Fiani.

O júri da eleição foi formado por profissionais de diferentes áreas culturais, responsáveis por avaliar quesitos como expressão, simpatia e a arte do samba. A escolha contou ainda com a presença da vereadora de Curitiba Camila Gonda, de Miss Preta, da Câmara Municipal de Pinhais, e da secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira.