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Trânsito

Curitiba investe em novas tecnologias para melhorar a mobilidade urbana

A Prefeitura de Curitiba implantou em 2015 duas novas tecnologias para melhorar e modernizar o trânsito da cidade: o semáforo especial para pessoas com mobilidade reduzida e os no-breaks. Foto: Luiz Costa/SMCS

A Prefeitura de Curitiba implantou em 2015 duas novas tecnologias para melhorar e modernizar o trânsito da cidade: o semáforo especial para pessoas com mobilidade reduzida e os no-breaks.

Ambos os projetos foram testados em 2014, após a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) publicar portarias convidando empresas a apresentar novidades tecnológicas para o trânsito de Curitiba. Uma comissão especial formada por representantes da Setran e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Positivo avaliaram as propostas e solicitaram testes de algumas, sem custos para o munícipio.

Reconhecido internacionalmente em novembro deste ano com o Prince Michael International Awards (PMIRSA), o mais importante prêmio em segurança viária no mundo, entregue pela Federação Mundial de Automobilismo (FIA), o projeto dos semáforos inteligentes para pessoas com dificuldade de mobilidade foi implantado na capital paranaense a partir de abril, após o teste-piloto realizado no ano passado.

O protótipo de equipamento foi idealizado por técnicos da Setran e profissionais da UFPR. O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbanização de Curitiba (Urbs). Ao identificar o cartão, o semáforo abre por alguns segundos a mais do que o comum, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura pode ser até 50% maior do que o tempo de semáforo normal.

“Esses semáforos inteligentes possibilitam que o pedestre tenha mais segurança nas travessias, principalmente dos idosos, que são as maiores vítimas de acidentes fatais com pedestres nas ruas de Curitiba, segundo levantamento do projeto Vida no Trânsito. É uma tecnologia local que demonstra a capacidade de inteligência e inovação de profissionais da cidade de Curitiba”, diz o prefeito Gustavo Fruet.

Atualmente, os equipamentos podem ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem um cartão de isento habilitado da Urbs. Foram implantados 120 equipamentos em 31 locais da cidade que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.

Os equipamentos foram adquiridos através de licitação (modalidade pregão), com investimento de R$ 348 mil. A Setran já está realizando estudos técnicos para novos locais de implantação dos semáforos inteligentes.

No-breaks

A Prefeitura de Curitiba finalizou em novembro a implantação de no-breaks em 30 cruzamentos da cidade. O equipamento evita o desligamento de semáforos por falta de energia. Os estabilizadores são acionados imediatamente após o corte de energia podem funcionar por até 6 horas sem interrupções, mantendo em plena atividade os semáforos ligados a eles. A escolha dos locais de instalação dos no-breaks teve como prioridade a melhor fluidez do trânsito para o transporte coletivo.

“A instalação dos no-breaks é de fundamental importância para o trânsito de Curitiba. Os cruzamentos que receberam os equipamentos não dependerão do deslocamento de equipes e não perderão o sincronismo e a comunicação com a central de controle quando houver falta de energia”, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A tecnologia testada em 2014 foi aprovada por uma comissão da Setran e os equipamentos foram adquiridos através de licitação (modelo pregão) – também estão incluídos no pacote cinco no-breaks móveis, que poderão ser utilizados em situações de emergência na cidade, nos locais onde não há instalação dos equipamentos. O investimento da Prefeitura foi de R$ 161,83 mil.

Os no-breaks também vão permitir uma maior agilidade no trabalho dos agentes de trânsito na cidade. A Setran atende em média dez chamadas diárias relacionadas à queda de energia, entre serviços programados e eventuais. Em muitas dessas situações, é necessário o envio de dois a cinco agentes de trânsito para atuar em um cruzamento com semáforo apagado, dependendo do movimento e quantidade de fluxos de trânsito a serem controlados. Com o módulo móvel, o tempo de atendimento e permanência dos agentes poderá ser reduzido.

Não será necessária a atuação de agentes nos cruzamentos com no-breaks fixos, liberando o efetivo para atuação em outras áreas em casos de grande queda de energia na cidade.


Os locais que contam com os semáforos para pessoas com mobilidade reduzida são os seguintes:

• Rua 24 de Maio x Rua Pres. Getúlio Vargas (Pça. Ouvidor Pardinho – Unidade de Atenção ao Idoso)

• Rua Francisco Raitani (em frente ao Hospital do Idoso)

• Rua Ubaldino do Amaral x Rua Amâncio Moro (próximo à Igreja do Perpétuo Socorro)

• Rua Amâncio Moro x Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)

• Rua João Negrão x Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe)

• Rua André de Barros x Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)

• Av. Mal. Floriano x Av. Visconde de Guarapuava (local muitos atropelamentos)

• Av. Visconde de Guarapuava x Rua João Negrão (INSS)

• Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua Pedro Ivo (Praça Carlos Gomes)

• Rua Pedro Ivo x Rua Westphalen (Praça Rui Barbosa)

• Rua Cap. Souza Franco x Av. Vicente Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)

• Rua XV de Novembro x Rua Camões (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná)

• Av. São José x Rua Fioravante Dalla Stella (Hospital do Cajuru)

• Rua Engº Benedito M. Da Silva x Rua Filipinas (UPA Cajuru)

• Via Vêneto x Rua Marcos Mocelin (Unidade de Saúde Santa Felicidade)

• Via Vêneto x Rua Sta. Bertila Boscardin (Terminal Santa Felicidade)

• Rua Anne Frank x Rua Napoleão Laureano (Terminal do Carmo)

• Rua Zonardy Ribas x Rua Maestro C. Frank (Terminal do Boqueirão)

• Rua Ten. Francisco F. De Souza x Rua Gabriel Corisco Domingues (Terminal do Carmo)

• Rua João Gbur x Rua Fernando de Noronha (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)

• Rua Canadá xRua Arary Souto (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)

• Av. Paraná x Rua Pedro Doska (Unidade de Saúde Santa Cândida)

• Av. Comendador Franco x Rua Henrique Mehl (local com muitos atropelamentos)

• Rua Nivaldo Braga x Rua Osmário de Lima (Unidade de Saúde Iracema Capão da Imbuia)

• Rua Levy Buquera x Rua dos Pioneiros (UPA Sitio Cercado)

• Av. Toaldo Túlio x Rua Antônio Scorssin (Unidade de Saúde São Braz)

• Rua Lysimaco F. da Costa x Rua Papa João XXIII (Prefeitura)

• Rua Dep. Mário de Barros x Rua Carlos Pioli (Igreja do Divino, Celepar, Serpro, Tribunal de Contas e Secretarias do Estado)

• Rua Waldemar Kost x Rua Anne Frank (Unidade de Saúde Vila Hauer)

• Rua Carlos Klemtz x Rua Adorides Jesus C. Camargo (UPA Fazendinha)

• Rua Carlos Klemtz x Rua Gen. Potiguara (Terminal Fazendinha)


Cruzamentos que receberam no-breaks fixos:

• Linha Verde x Rua Leonel França (instalado)

• Linha Verde x Avenida Pres. Wenscelau Braz/Rua Ten. Francisco Ferreira de Souza (instalado)

• Linha Verde x Rua Escritora Lourdes Strozzi/Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza (instalado)

• Linha Verde x Rua Omar Raymundo Picheth (instalado)

• Linha Verde x Rua Oliveira Viana/Rua Roberto Faria (instalado)

• Linha Verde x Rua Ipiranga/Rua Barão Santo Ângelo (instalado)

• Linha Verde x Av. Santa Bernadete

• Linha Verde x Rua João Soares Barcelos

• Linha Verde x Av. Senador Salgado Filho/PUCPR

• Linha Verde X R. Imaculada Conceição/Av. Salgado Filho/Sanepar

• Linha Verde x Rua Anne Frank

• Av. Pres. Affonso Camargo x Rua Gen. Carneiro (instalado)

• Av. Pres. Affonso Camargo/Av. Maurício Fruet/Rua Santo Andre

• Av. Pres. Affonso Camar/Av. Maurício Fruet/Rua Del. Leopoldo Belczak/Rua Paulo Kissula

• Rua Nivaldo Braga x Av. Pres. Affonso Camargo/Av. Maurício Fruet

• Av. Sete de Setembro x Av. Mal. Floriano Peixoto

• Av. Sete de Setembro x Rua João Negrão

• Av. Sete de Setembro x Rua Mariano Torres/Av. Pres. Affonso Camargo

• Av. Sete de Setembro x Rua Alferes Poli

• Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua João Parolin

• Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua João Viana Seiler

• Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua Pastor Carlos Frank

• Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua Maria Lícia Barauce Ayres/Rua Antônio Sprada

• Av. Paraná x Rua Ver. Antônio dos Réis Cavalheiro

• Av. Paraná x Rua Pe. João Wislinski/Rua Theodoro Makiolka

• Rua Martin Afonso x Rua Desembargador Motta/R. Prof. Fernando Moreira

• Av. Mário Tourinho x Rua Padre Anchieta/Rua Dep. Heitor Alencar Furtado

• Rua Emiliano Perneta x Rua Visconde de Nácar

• Av. Pres. Kennedy x Av. República Argentina

• Av. República Argentina x Av. Pres. Getúlio Vargas