Uma das grandes damas do teatro paranaense, a atriz Claudete Pereira Jorge, que morreu em 2016, recebeu uma homenagem de Curitiba na noite deste sábado (22/6). Exatamente na data do seu aniversário (22 de junho), seu nome passou a complementar oficialmente a denominação de um dos mais tradicionais teatros da cidade: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge.
A homenagem aconteceu durante a primeira edição da mostra teatral que também leva o seu nome e que se estende até 7 de julho com inúmeras atrações. Artistas, familiares, amigos e admiradores movimentaram o teatro para acompanhar o descerramento da placa e assistir ao espetáculo “Foi assim que o oceano invadiu a minha casa”, um monólogo produzido pela sua filha, a atriz Helena Portela, em homenagem à mãe.
A nova denominação do teatro foi aprovada pela lei municipal 15.133 de dezembro de 2017. A placa foi descerrada pelo diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Cristiano Morrissy, representando a presidente Ana Cristina de Castro, e pelo ator, diretor e produtor Nautílio Portela, com quem a atriz foi casada. Também estiveram presentes o diretor de Ação Cultural, Beto Lanza, e o coordenador de Teatro da FCC, Clóvis Severo.
“Aqui é a casa de Claudete. Aqui estão suas fotografias, suas plantas, suas lembranças. É um ambiente próximo do que era a sua casa”, comentou Nautílio Portela.
O diretor também mostrou a exposição de textos e fotos que tomou conta do teatro e relata a trajetória de mais de 40 anos de carreira de Claudete Pereira Jorge. Nautílio agradeceu a homenagem à Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, à classe artística e ao imenso público que tem prestigiado a mostra.
Nascida em Ponta Grossa em 1954, Claudete Pereira Jorge trabalhou em teatro, cinema e televisão. Chegou a Curitiba aos 20 anos para se dedicar às artes cênicas. Mostrou o seu talento em mais de 60 espetáculos teatrais, muitos também como diretora e produtora.
No cinema, a atriz trabalhou com grandes diretores. Além de atuar em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, se destacou em apresentações internacionais, encenando o “Canto I da Ilíada de Homero” (1.ª Bienal de Arte Contemporânea de Thessoloníki, na Grécia, em 2006). Recebeu em 2000 e 2005 o Prêmio Gralha Azul de melhor atriz.
Programação da Mostra Claudete Pereira Jorge:
- Dia 23/6
15h – peça teatral infantil “O Céu de Mahura”;
17h – Ilíada Canto 16 e Odisseia Canto 5;
19h – Poesia em libras;
20h – Foi assim que o oceano invadiu minha casa.
- De 27 a 30/6
20h – Amores difíceis.
- Dia 29/6
19h – Pocket show com Márcio Mattana.
- Dia 30/6
19h – Pocket show com Rodrigo Augusto Ribeiro.
- De 4 a 7/7
20h – Porque não estou onde você está.
- Dia 6/7
19h – Pocket show com Alexandre França.
- Dia 7/6
19h – Pocket show com Sisthas Inna House.
A Cinemateca de Curitiba também está participando do evento com a exibição de filmes em que a atriz atuou.