Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rio Innovation Week

Curitiba estreia como expositora em eventos nacionais de tecnologia e inovação

Estande do Vale do Pinhão no Rio Innovation Week apresentou iniciativas e projetos focados em tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro, 08/2025. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba estreou como expositora em eventos nacionais de tecnologia e inovação com estande na Rio Innovation Week, que terminou na sexta-feira (15/8), no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. O evento é considerado um dos maiores de tecnologia e inovação da América Latina e segundo informações da Prefeitura do Rio de Janeiro este ano movimentou R$ 4 bilhões em negócios e registrou um público de aproximadamente 205 mil pessoas.

Representada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), a capital paranaense apresentou iniciativas e projetos de tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.

Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, a participação de Curitiba no evento reforçou a estratégia da cidade de se posicionar como referência nacional em inovação tecnológica e economia criativa.

“Temos trabalhado para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios e à atração de investimentos, além de fortalecer a geração de empregos qualificados. Participar de iniciativas como esta amplia nossas conexões, mostra o que Curitiba tem de melhor e confirma que estamos no caminho certo para consolidar a cidade como um polo de inovação e criatividade no Brasil”, afirmou.

O estande curitibano, que contou com a parceria da Assespro Parana e o Curitiba Convention, recebeu apresentações de startups da cidade, projetos tecnológicos inovadores e iniciativas de incentivo desenvolvidas pela Agência Curitiba, braço da Prefeitura voltado à inovação.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a presença de Curitiba no evento trouxe ganhos importantes para a cidade.

 “Foi uma oportunidade de posicionar a capital paranaense, ampliando nossas conexões com outros polos de inovação e investidores do Brasil e do mundo. Também pudemos apresentar projetos estratégicos que fortalecem nosso ecossistema e geram novas possibilidades de parcerias e investimentos”, destacou Martins.


Startups curitibanas ganham visibilidade

Além da apresentação de iniciativas da Prefeitura e das parceiras, startups representando Curitiba também tiveram a oportunidade de expor projetos, atrair novos investidores e estreitar laços com outros agentes do ecossistema de tecnologia. Participaram do estande: Partuu, Planejadin, Munai, Nenemann, Wikitravel.ai, SuperBi, Central Server, Monitorai Gestão de Ativos, Brainzz, Vietech, Startupedi e Serra Verde/Mar-Tha Rio.

De acordo com o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, a troca de experiências e o contato com players do setor reforçam o papel de Curitiba como protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras: “Na Rio Innovation Week foram discutidos temas como inteligência artificial, cidades inteligentes, energias renováveis e saúde digital. Isso demonstra os avanços e as conexões entre os ecossistemas de inovação”, comentou.

Desenvolvimento e inovação

Curitiba também participou do painel Estratégias de Desenvolvimento e Inovação do Vale no Pinhão, com Bernardo Santoro, superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Krzyuy, presidente da Assespro Paraná, Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention e Nicolás Ramírez, coordenador da Governança do Vale do Pinhão da Agência Curitiba como mediador do painel.

"Apresentamos os avanços que Curitiba está alcançando nas áreas de empreendedorismo e inovação e no fomento às crescimento das startups; destacamos também a governança do Vale do Pinhão, que tem contribuído para torná-lo um ecossistema dinâmico e de referência", explicou Santoro.

Curitiba, cidade inovadora

Curitiba é a terceira melhor cidade do Brasil para startups, segundo avaliação do Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2025. O primeiro lugar do GSEI 2025 é a cidade de São Francisco (EUA), no Vale do Silício, seguida de Nova Iorque (EUA) e Londres (Inglaterra). Na América do Sul, Curitiba ficou com a 7ª posição, atrás de São Paulo, Bogotá, Santiago, Buenos Aires, Medellín e Rio de Janeiro. 

A cidade foi escolhida como Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024 pelo Intelligent Community Forum (ICF) e ganhou o troféu no Seoul Smart City Prize 2024, na categoria Cidade Centrada nas Pessoas.