Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fundação Ellen MacArthur

Curitiba é destacada entre grandes parceiros mundiais pela economia circular

Curitiba é destacada entre grandes parceiros mundiais pela economia circular.

Curitiba é destacada no rol dos grandes parceiros mundiais da Fundação Ellen MacArthur, organização de fomento à cultura da economia circular, ao lado de âncoras como a Microsoft, o banco Morgan Stanley, a Starbucks, Sid Lee, agência de criação canadense e a Zalando, empresa multinacional alemã de comércio eletrônico na área de moda.

Das novas parcerias destacadas no portal da Fundação britânica, Curitiba figura como a única representante do setor público.

Curitiba e a Fundação Ellen MacArthur formalizaram, no último mês de setembro, uma parceria pelo fortalecimento da transição a uma economia circular na capital paranaense. A parceria com a fundação foi encaminhada por intermédio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

"Curitiba está alinhada ao cumprimento dos desafios mundiais pela sustentabilidade. Por intermédio do Ippuc estamos orientando os projetos de nossa cidade com vistas a fazer da sustentabilidade urbana e humana uma prática efetiva”, afirma o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

Com a inclusão de Curitiba na sua rede global, a instituição britânica passa a dar apoio à cidade no desenvolvimento de estratégias de economia circular. Como membro da rede, Curitiba tem acesso a programas de capacitação aos servidores e trocas de experiência com outras cidades e empresas. Tudo isso sem gerar custos ao município.

No momento técnicos do município, do Ippuc, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Agência Curitiba, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC) participam do curso Do Linear ao Circular: América Latina, um programa de aprendizagem on-line e interativo sobre economia circular na América Latina, promovido pela EMF.

Iniciado em 2 de novembro, o programa segue até o próximo dia 7. A cada semana é tratado um tópico de discussão diferente sobre políticas públicas que envolvem desde sistemas alimentares, passando pelas áreas do design, finanças, entre outros. A Fundação Ellen MacArthur também irá colaborar com o projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, iniciativa do município com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Economia circular

A economia circular se baseia em três princípios impulsionados pelo design: eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais em seu mais alto valor e regenerar a natureza. Em uma economia circular, os modelos de negócio, produtos e materiais são projetados para aumentar o seu uso e reuso, criando assim uma economia em que não há desperdício e tudo tem valor.

Fundamentada em uma transição para fontes de energia renovável e materiais renováveis, uma economia circular é distribuída, diversa e inclusiva.