Nesta quarta-feira (1/10), o prefeito em exercício de Curitiba, Paulo Martins, recebeu uma comitiva internacional liderada pelo presidente da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (Essap), Luis Fernando Bernal.
Bernal, que também já presidiu a Junta Municipal da capital paraguaia, veio ao Paraná em missão oficial e aproveitou a passagem para conhecer a gestão da Prefeitura de Curitiba. Ele estava acompanhado de representantes da Essap e do consulado paraguaio.
Cooperação além-fronteiras
A conversa girou em torno de temas que aproximam as duas cidades, como saneamento, planejamento urbano e sustentabilidade. Paulo Martins agradeceu a visita e destacou o entusiasmo com o crescimento do Paraguai. Apresentou inovações de Curitiba, como o Hipervisor Urbano, e destacou o sentimento de pertencimento inato nos moradores.
“Curitiba tem tradição de abrir portas e compartilhar soluções urbanas. Esse encontro reforça que, quando cidades dialogam, todos saem ganhando”, afirmou o prefeito em exercício.
Bernal ressaltou que a capital paraguaia enxerga Curitiba como um espelho para avançar em projetos urbanos. “Esta é uma cidade modelo e é inspirador conhecer de perto como Curitiba equilibra inovação e sustentabilidade, e levar essas ideias para Assunção”, disse.
A visita reforça a irmandade oficial entre Curitiba e Assunção, firmada em 1999, e abre espaço para novas oportunidades de cooperação entre as duas cidades-irmãs. Ao final, Martins e Bernal trocaram presentes, o prefeito em exercício recebeu abotoaduras feitas à mão e o presidente da Essap um livro que apresenta as inovações da cidade.
Presenças
Acompanharam o encontro o cônsul adjunto do Paraguai em Curitiba, Celso Santiago Riquelme; o vice-presidente da Essap, Alberto Sanchez Aquino, o secretário-geral da empresa, Oscar Anuar Gossen Valdez, e o diretor de Comunicações e Marketing, Héctor Luis Espinosa Denis; além de Bernardo Santoro, da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e Tisa Kastrup, da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, Tisa Kastrup.