Ir para o conteúdo
banner

Engajamento

Curitiba é a primeira capital brasileira a ter parceria com a OCDE

Ela se dará por meio do programa de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão monitorados pela organização internacional

Prefeito Rafael Greca assina juntamente com representantes do governo estadual, a adesão de Curitiba ao programa de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento de Sustentabilidade (ODS). A iniciativa será monitorada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no Paraná. Local Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Curitiba, 07/08/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca assinou nesta quarta-feira (7/8), com representantes do governo estadual, a adesão de Curitiba ao programa de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento de Sustentabilidade (ODS). A iniciativa será monitorada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada pelos 36 países responsáveis por mais da metade da riqueza mundial e da qual o Brasil ainda não faz parte.

A solenidade aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, receberam a missão do órgão, em visita ao Paraná durante esta semana. “Os senhores estão sendo recebidos na minha casa ODS”, brincou Greca, referindo-se à área de mata dentro da qual fica a secretaria e a sala de despachos do prefeito, nas Mercês.

Com este programa, a capital paranaense será avaliada e trocará experiências com as demais participantes sobre 17 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o futuro da humanidade. Entre elas estão educação inclusiva, acesso sustentável e acessível à energia, combate à mudança do clima e aos seus impactos, proteção e uso sustentável dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável - algumas das áreas em que Curitiba já adota práticas sustentáveis. 

“Vamos mostrar aos demais o que já fazemos, nossos resultados, e com eles também aprendermos a ser cada vez mais sustentáveis em todas as áreas”, disse o prefeito.

Representando o Brasil

Curitiba é uma das três cidades do Paraná escolhidas pelo governo estadual para fazer parte do monitoramento, ao lado de Araucária, na Região Metropolitana, e Ubiratã, na região central do estado.

O estudo envolve outras oito cidades ou regiões dos continentes asiático, europeu e americano: Kitakyushu (Japão), Bonn (Alemanha), Córdoba (Argentina), Flandres (Bélgica), sul da Dinamarca, Kopavogur (Islândia), Buskerud (Noruega)  e Moscou (Rússia).

“Nós nos sentimos muito honrados em participar desta parceria aqui no Paraná”, observou o coordenador da missão, o italiano Stefano Marta. "É um marco importante e inovador para o governo estadual”, completou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega.

A parceria está sendo desenvolvida por meio da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), mas irá abranger toda a Prefeitura. 

OCDE e parceiros

Participaram do evento a secretária-geral da província de Córdoba, Silvina Rivero, e o secretário de Fortalecimento Institucional, Juan Ferreiro; a analista de Políticas da OCDE, Aline Matta; o superintendente do Paranacidade, Álvaro Cabrini; a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; e o coordenador de Parcerias do órgão, Filipe Farhat.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; as secretárias municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias, e da Educação, Maria Sílvia Bacila; o representante do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, embaixador Igor Kipman; e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.