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Educação

Curitiba é a capital que mais oferta atendimento integral na educação infantil

Curitiba é a capital brasileira que atende o maior percentual de crianças de 0 a 5 anos com educação em tempo integral na rede pública. Curitiba, 15/04/2016 - Foto: Valdecir Galor/SMCS

Curitiba é a capital brasileira que atende o maior percentual de crianças de 0 a 5 anos com educação em tempo integral na rede pública. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) mostram que 86% das crianças dessa faixa etária matriculadas em 2015 ficavam de sete a 11 horas por dia nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O número de total de matrículas na faixa etária de 0 a 5 anos em 2015 foi de 35.751. Desses alunos, 30.733 eram atendidos em tempo integral. “É uma escolha que Curitiba fez: ampliar o número de vagas sem deixar de lado o atendimento de qualidade, sempre que possível em tempo integral. Apesar de todas as limitações orçamentárias, estamos levando esse mesmo conceito para os novos CMEIs que estão sendo entregues ao longo da nossa gestão”, diz o prefeito Gustavo Fruet.

De acordo com Fruet, a Prefeitura investe R$ 32 milhões por ano para garantir educação e cuidado para as crianças em período integral na rede municipal de ensino. O valor não considera o investimento na construção de CMEIs. Corresponde apenas ao custo de manutenção das unidades – o que inclui pagamento de professores e outros profissionais, gastos com alimentação das crianças, materiais, energia elétrica, água e outros insumos.

Este ano, a oferta de vagas está sendo ampliada, com a abertura novos CMEIs Hoje já estão matriculadas em turmas de educação infantil 37.636 crianças, atendidas em CMEIs e escolas. Mais 9.130 crianças são atendidas em Centros de Educação Infantil contratados pela Prefeitura.

Ranking

No ranking da educação integral, Curitiba é seguida pelo município de João Pessoa, capital da Paraíba, que tem uma taxa de cobertura de 85% nesta etapa de ensino. É importante destacar, porém, que o número total de matrículas na educação infantil em João Pessoa não chega a um terço do número de Curitiba e, assim, o custo para atingir essa cobertura é bem inferior.

Na faixa de 0 a 3 anos, a cobertura em Curitiba chega a 98,9% - ou seja, quase a totalidade das mais de 24 mil crianças matriculadas são atendidas em tempo integral. É uma taxa superior à de capitais com o mesmo porte populacional, como Belo Horizonte (29,5%) e Porto Alegre (95,7%) – ressaltando que na capital gaúcha são apenas 2.539 crianças dessa faixa etária matriculadas na rede oficial (menos de 10% do total de crianças atendidas em Curitiba). Na faixa de 4 a 5 anos, das 11.696 matrículas realizadas na rede municipal de Curitiba no ano passado, 59,6% eram em tempo integral.

Curitiba também se destaca por atender em sua rede oficial (composta por CMEIs construídos e mantidos pela Prefeitura) a maior parte das crianças de 0 a 5 anos. Várias capitais atendem a maior parte das crianças em unidades contratadas. Considerando o total de matrículas na educação infantil, Curitiba é superada apenas por Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Manaus – todas capitais com mais de 2 milhões de habitantes, enquanto Curitiba, pela projeção do IBGE, tinha 1,8 milhão de moradores em 2015.

“Quanto mais tempo passa na unidade escolar, melhor a criança será cuidada e educada”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. “No atendimento integral há mais tempo para que a criança vivencie as experiências de brincar, se alimentar, conviver, e isso faz com que o aprendizado aconteça com mais qualidade, que o protagonismo seja desenvolvido respeitando o tempo da criança. Além disso, o tempo estendido permite diversificar atividades e dar à criança acesso a um universo maior de experiências que ajudam a desenvolver a autonomia, a linguagem e outras habilidades” , explica a secretária.

Novas unidades

O atendimento à demanda por vagas na educação infantil é um desafio comum aos municípios brasileiros, em especial a partir deste ano, com a universalização da pré-escola (crianças de 4 a 5 anos), prevista na Emenda Constitucional 59/2009. A partir de um esforço da administração do prefeito Gustavo Fruet, Curitiba conseguiu uma posição de destaque tanto na garantia da pré-escola quanto no atendimento em tempo integral na educação infantil. 

“Nosso compromisso com as famílias é o de ampliar o atendimento, porém assegurando a manutenção da qualidade que faz Curitiba ser referência nacional nos cuidados e educação da criança pequena”, diz Fruet.

Para manter 11 horas diárias de atendimento nos CMEIs e ao mesmo tempo ampliar o número de crianças matriculadas na educação infantil, a Prefeitura, desde o primeiro momento da atual gestão, investiu em um pacote de projetos que viabilizou 34 novos CMEIs para a cidade e a ampliação de unidades já existentes. Desde 2013, 15 CMEIs foram colocados em funcionamento. Outros 19 estão em construção.

Proposta pedagógica

O investimento na educação infantil no município passa também pela formação e valorização dos profissionais da área. Um novo plano transformou a carreira de Educador em Professor de Educação Infantil, garantindo melhor remuneração, possibilidades de avanços e benefícios como a aposentadoria especial, aos 25 anos de serviço. “O programa de formação continuada e a proposta pedagógica diferenciada, voltada à valorização do brincar e do educar da criança são também motivos de destaque para a rede municipal”, diz a secretária Roberlayne Roballo.

O projeto pedagógico desenvolvido na educação infantil municipal de Curitiba já recebeu o destaque de inovação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As práticas educativas desenvolvidas enfatizam a valorização da cultura infantil, da promoção da autonomia e do bom desenvolvimento das crianças. A oferta de atividades educativas inclui momentos em que as crianças podem manifestar seus interesses e desejos por meio das diferentes linguagens e formas de expressão. No tempo em que permanecem nas unidades, as crianças são envolvidas em atividades que favorecem a autonomia, múltiplas aprendizagens, interações sociais e conhecimentos sobre si e sobre os outros.

As crianças matriculadas nos CMEIs de Curitiba participam de contações de histórias, leituras de livros de literatura infantil, e têm contato com as linguagens musical, corporal e escrita.

Todos os dias são servidas cinco refeições balanceadas, que além de alimentar e melhorar as condições de saúde das crianças. contribuem para desenvolver bons hábitos alimentares.

O trabalho é feito em rede a partir do planejamento dos professores, considerando as características de cada CMEI, de cada turma e de cada criança. Apesar das especificidades, o trabalho em todas as unidades inclui rodas de conversa para estimular o protagonismo das crianças, cantos de atividades diversificadas, leituras diárias de bons livros, atividades de desenho e práticas de movimento.

Laura

A pequena Laura  Piovezan, de 3 anos, é uma das 135 crianças atendidas das 7 às 18 horas no CMEI Professora Maria Viezzer Hermann, no Vista Alegre. A rotina diária começa com a acolhida das professoras de educação infantil, café da manhã e uma sequência de brincadeiras dirigidas que fazem Laura se divertir enquanto aprende.

Segundo a mãe da menina, a professora universitária Adriane Piovezan, o trabalho pedagógico desenvolvido no CMEI tem sido essencial para o bom desenvolvimento da filha. “A Laura tinha dificuldades com a oralidade, demorou para falar, mas depois de ingressar no CMEI e participar das atividades de música, com cantigas de rodas e parlendas, ela melhorou e hoje é uma criança muito mais desenvolvida”, disse Adriane.

Levar e buscar a filha no CMEI são momentos que Adriane considera especiais. “É quando percebemos o cuidado e o afeto da equipe com as crianças e isso nos dá confiança e tranquilidade”, disse Adriane.