Texto: Marina Chioca Anater
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Regional Matriz vive um novo momento com o programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025, e que reúne mais de 20 ações para revitalizar a região e melhorar o dia a dia de quem vive, trabalha ou circula por ali.
De novas integrações no transporte, passando pelo patrimônio - com o restauro do Solar do Barão – e com operações de segurança constantes, o conjunto de iniciativas reforça a retomada do Centro como espaço de convivência, serviços, moradia e cultura.
Na regional, a Prefeitura investiu ainda em obras de prevenção de alagamentos, manutenção de parques e praças e mais oferta de espaços de cultura e tecnologia.
Curitiba de Volta ao Centro
Lançado em março, o programa busca devolver o coração da cidade à população, reunindo ações de infraestrutura, segurança, turismo, comércio, moradia, gastronomia e acolhimento a pessoas em situação de rua.
Operação Centro Seguro: envolve Guarda Municipal e as polícias Militar, Penal e Civil. Foram 4.302 ocorrências atendidas, 190 pessoas presas e 500 abordagens a suspeitos. Queda de 37,38% nos roubos, de 17,92% no crime de dano e aumento de 39,04% nas apreensões de substâncias ilícitas.
Operação Checkout: fiscalização em hotéis, pensões e estabelecimentos comerciais no Centro, com o objetivo de reforçar a segurança e as medidas de saúde pública. Nove hotéis fiscalizados, 3 interditados pela Vigilância Sanitária e 11 suspeitos detidos por furto de energia e tráfico de drogas.
Operação Cabo Seguro: para combater furto de cabos e fios de cobre. Foram vistoriados 44 estabelecimentos que compram e vendem materiais recicláveis e sucatas e 30 pessoas presas.
Pessoas em situação de rua: viaturas e 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização.
Ruas mais iluminadas: 92 ruas receberam 1.900 lâmpadas de LED melhorando a sensação de segurança.
Domingo no Centro: serviços da Prefeitura, diversão e cultura de graça no calçadão da Rua XV de Novembro, sempre no último domingo do mês.
Na 12ª edição do Domingo no Centro, o retificador de motores Maximiliano Bortolato, 37 anos, levou a mulher, Lis Campos, 35, e o filho, Eric, de 3 anos, para aproveitar as atividades. “Acho ótimo ter esse movimento no Centro, com atrações culturais e serviços tudo num mesmo lugar. A gente passeia com o pequeno e ainda resolve algumas coisas”, comentou.
Integração temporal ampliada
O transporte coletivo ganhou duas novas áreas de integração temporal, na Praça Carlos Gomes e na Praça Rui Barbosa, facilitando a conexão entre linhas convencionais e expressas sem cobrança de nova tarifa.
Na Carlos Gomes, a funcionalidade beneficia cerca de 15 mil passageiros por dia, atendendo três linhas expressas e oito convencionais. Já a Rui Barbosa passa a permitir integrações entre 39 linhas convencionais e quatro expressas, incluindo biarticulados dos eixos Centro/Sul e Leste/Oeste, impactando 55 mil usuários diariamente e tornando-se o quinto maior terminal da cidade.
Ampliação de linhas de ônibus também beneficia a população. O itinerário das linhas 010-Interbairros I (horário); 011-Interbairros I (anti-horário) e 175-Bom Retiro/PUC passam a ter parada na estação-tubo PUC (Linha Verde).
Obras do Novo Inter 2
Na Regional Matriz, os bairros Mercês e Bigorrilho recebem as obras de requalificação viária do Novo Inter 2, projeto que moderniza a infraestrutura urbana e prepara a cidade para a chegada dos ônibus elétricos. As intervenções tiveram início nas ruas Júlia Wanderley e Fernando Simas, dentro do Lote 5, que integra três frentes de trabalho em andamento na região e soma 4,4 km de melhorias.
Obras do Ligeirão Leste/Oeste
As obras do Ligeirão Leste-Oeste estão requalificando 3 km de vias no Rebouças. As intervenções abrangem as avenidas Sete de Setembro (entre a Marechal Floriano Peixoto e a Mariano Torres) e Affonso Camargo (da Mariano Torres até as proximidades da Rua Zeila Moura dos Santos). O pacote também prevê a reforma das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.
Estúdio Riachuelo entregue
O Estúdio Riachuelo transformou um casarão centenário tombado em um centro moderno de produção de games, animação digital e cultura geek. Em frente ao Cine Passeio, o espaço foi totalmente requalificado e recebeu equipamentos de ponta.
Vem aí… a Rua da Memória
Como parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, a Travessa Nestor de Castro recebeu as primeiras intervenções do projeto Rua da Memória. As obras começaram com a demolição de antigas edificações e a adequação dos terrenos, etapa que prepara o espaço para receber estruturas temporárias de paisagismo.
Centro de Referência Afro ficou pronto
O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou a nova sede do Centro de Referência Afro (Creafro) Enedina Alves Marques, no bairro São Francisco. O casarão tombado como Unidade de Interesse de Preservação abriga atendimentos psicológicos e jurídicos gratuitos para pessoas negras, além de rodas de conversa, capacitações e ações culturais. A entrega do espaço reforça a política municipal de promoção da igualdade étnico-racial e amplia a capacidade de acolhimento e atuação do Creafro.
Bosque Portugal está melhor
O Bosque Portugal, no Jardim Social, recebeu melhorias solicitadas pela comunidade no Fala Curitiba. A ciclovia que atravessa o espaço foi alargada e pavimentada, beneficiando ciclistas e caminhantes. As obras também incluíram pintura dos tótens de entrada, restauração do petit pavê e reforma das pontes, qualificando toda a área de circulação do bosque.
Prevenção de alagamentos
Nos bairros Mercês e Bom Retiro, foi construída uma bacia de detenção na Rua Raquel Prado, com 258 metros de tubos de grande porte, capazes de armazenar até 2.443 m³ de água.
No Bigorrilho, a rede de drenagem da Rua Frederico Cantarelli foi recuperada após danos causados pelas chuvas, com instalação de uma nova caixa de ligação e reassentamento de 10 metros de tubulação.
O que vem por aí