Ir para o conteúdo
banner

Balanço 2025

Curitiba de Volta ao Centro, restauro de imóveis, integração do transporte: saiba como foi o ano na Regional Matriz

Domingo no Centro: famílias estão de volta ao calçadão da Rua XV, com atividades de esporte e lazer gratuitas entre a Praça Osório e o Bondinho. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Texto: Marina Chioca Anater
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

A Regional Matriz vive um novo momento com o programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025, e que reúne mais de 20 ações para revitalizar a região e melhorar o dia a dia de quem vive, trabalha ou circula por ali.

De novas integrações no transporte, passando pelo patrimônio - com o restauro do Solar do Barão – e com operações de segurança constantes, o conjunto de iniciativas reforça a retomada do Centro como espaço de convivência, serviços, moradia e cultura.

Na regional, a Prefeitura investiu ainda em obras de prevenção de alagamentos, manutenção de parques e praças e mais oferta de espaços de cultura e tecnologia.




Curitiba de Volta ao Centro


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Lançado em março, o programa busca devolver o coração da cidade à população, reunindo ações de infraestrutura, segurança, turismo, comércio, moradia, gastronomia e acolhimento a pessoas em situação de rua.

Operação Centro Seguro: envolve Guarda Municipal e as polícias Militar, Penal e Civil. Foram 4.302 ocorrências atendidas, 190 pessoas presas e 500 abordagens a suspeitos. Queda de 37,38% nos roubos, de 17,92% no crime de dano e aumento de 39,04% nas apreensões de substâncias ilícitas.

Operação Checkout: fiscalização em hotéis, pensões e estabelecimentos comerciais no Centro, com o objetivo de reforçar a segurança e as medidas de saúde pública. Nove hotéis fiscalizados, 3 interditados pela Vigilância Sanitária e 11 suspeitos detidos por furto de energia e tráfico de drogas.

Operação Cabo Seguro: para combater furto de cabos e fios de cobre. Foram vistoriados 44 estabelecimentos que compram e vendem materiais recicláveis e sucatas e 30 pessoas presas.

Pessoas em situação de rua: viaturas e 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização.

Ruas mais iluminadas: 92 ruas receberam 1.900 lâmpadas de LED melhorando a sensação de segurança.

Domingo no Centro: serviços da Prefeitura, diversão e cultura de graça no calçadão da Rua XV de Novembro, sempre no último domingo do mês.

Na 12ª edição do Domingo no Centro, o retificador de motores Maximiliano Bortolato, 37 anos, levou a mulher, Lis Campos, 35, e o filho, Eric, de 3 anos, para aproveitar as atividades. “Acho ótimo ter esse movimento no Centro, com atrações culturais e serviços tudo num mesmo lugar. A gente passeia com o pequeno e ainda resolve algumas coisas”, comentou.

Integração temporal ampliada


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


O transporte coletivo ganhou duas novas áreas de integração temporal, na Praça Carlos Gomes e na Praça Rui Barbosa, facilitando a conexão entre linhas convencionais e expressas sem cobrança de nova tarifa.

Na Carlos Gomes, a funcionalidade beneficia cerca de 15 mil passageiros por dia, atendendo três linhas expressas e oito convencionais. Já a Rui Barbosa passa a permitir integrações entre 39 linhas convencionais e quatro expressas, incluindo biarticulados dos eixos Centro/Sul e Leste/Oeste, impactando 55 mil usuários diariamente e tornando-se o quinto maior terminal da cidade.

Ampliação de linhas de ônibus também beneficia a população. O itinerário das linhas 010-Interbairros I (horário); 011-Interbairros I (anti-horário) e 175-Bom Retiro/PUC passam a ter parada na estação-tubo PUC (Linha Verde).


Obras do Novo Inter 2

Na Regional Matriz, os bairros Mercês e Bigorrilho recebem as obras de requalificação viária do Novo Inter 2, projeto que moderniza a infraestrutura urbana e prepara a cidade para a chegada dos ônibus elétricos. As intervenções tiveram início nas ruas Júlia Wanderley e Fernando Simas, dentro do Lote 5, que integra três frentes de trabalho em andamento na região e soma 4,4 km de melhorias.


Obras do Ligeirão Leste/Oeste


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


As obras do Ligeirão Leste-Oeste estão requalificando 3 km de vias no Rebouças. As intervenções abrangem as avenidas Sete de Setembro (entre a Marechal Floriano Peixoto e a Mariano Torres) e Affonso Camargo (da Mariano Torres até as proximidades da Rua Zeila Moura dos Santos). O pacote também prevê a reforma das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.

Estúdio Riachuelo entregue

O Estúdio Riachuelo transformou um casarão centenário tombado em um centro moderno de produção de games, animação digital e cultura geek. Em frente ao Cine Passeio, o espaço foi totalmente requalificado e recebeu equipamentos de ponta.


Vem aí… a Rua da Memória


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Como parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, a Travessa Nestor de Castro recebeu as primeiras intervenções do projeto Rua da Memória. As obras começaram com a demolição de antigas edificações e a adequação dos terrenos, etapa que prepara o espaço para receber estruturas temporárias de paisagismo.


Centro de Referência Afro ficou pronto

O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou a nova sede do Centro de Referência Afro (Creafro) Enedina Alves Marques, no bairro São Francisco. O casarão tombado como Unidade de Interesse de Preservação abriga atendimentos psicológicos e jurídicos gratuitos para pessoas negras, além de rodas de conversa, capacitações e ações culturais. A entrega do espaço reforça a política municipal de promoção da igualdade étnico-racial e amplia a capacidade de acolhimento e atuação do Creafro.


Bosque Portugal está melhor

O Bosque Portugal, no Jardim Social, recebeu melhorias solicitadas pela comunidade no Fala Curitiba. A ciclovia que atravessa o espaço foi alargada e pavimentada, beneficiando ciclistas e caminhantes. As obras também incluíram pintura dos tótens de entrada, restauração do petit pavê e reforma das pontes, qualificando toda a área de circulação do bosque.


Prevenção de alagamentos

Nos bairros Mercês e Bom Retiro, foi construída uma bacia de detenção na Rua Raquel Prado, com 258 metros de tubos de grande porte, capazes de armazenar até 2.443 m³ de água.

No Bigorrilho, a rede de drenagem da Rua Frederico Cantarelli foi recuperada após danos causados pelas chuvas, com instalação de uma nova caixa de ligação e reassentamento de 10 metros de tubulação.

O que vem por aí