O projeto Curitiba de Volta ao Centro será uma das temáticas abordadas no 11º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontece em Manaus, de quinta (25/9) a sábado (27/9). O evento reúne técnicos e planejadores urbanos de 13 cidades brasileiras, em uma oportunidade de troca de experiências e debates sobre estratégias de desenvolvimento urbano integrado.
Curitiba será representada por Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e equipe técnica do instituto, com os arquitetos e urbanistas Carla Frankl, Thomaz Ramalho e Ricardo Bindo.
Na sessão de boas práticas, um dos destaques será a iniciativa de redesenvolvimento da região central de Curitiba, com ações integradas entre diferentes esferas da gestão pública municipal e estadual, além do engajamento da iniciativa privada e a sociedade civil. Outras cidades selecionadas para a exposição de projetos são Nova Friburgo, São Paulo, Niterói, Campo Grande, Fortaleza, Maceió, além de case do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
Desafios das cidades
A InRede reúne institutos e departamentos de planejamento urbano em todo o país, com objetivo de troca de experiências no enfrentamento dos desafios das cidades, tornando-as mais inclusivas e resilientes. O encontro em Manaus é promovido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com o apoio do Ministério das Cidades, a ONU-Habitat e a Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ).
“Fortalecer o conhecimento técnico entre institutos torna o planejamento urbano mais sólido e integrado. A troca de experiências é inspiradora e colabora para soluções inovadoras nas diferentes realidades”, comenta Ana Zornig Jayme.
Mais de 130 participantes de Curitiba, Brasília, Campo Grande, Maringá, Fortaleza, Maceió, Niterói, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Redenção, São Luís, Ribeirão Preto e São Paulo participam da programação, em que estão previstas palestras e exposições de projetos e ainda a elaboração das propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). Na pauta, também estão discussões essenciais para a construção de cidades mais inclusivas e resilientes, alinhadas à Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana.