Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações internacionais

Curitiba atrai interesse de empresas japonesas

A comitiva do prefeito Gustavo Fruet em visita ao embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão (2º da direita para a esquerda). Foto: Divulgação

Executivos de empresas e grandes conglomerados japoneses lotaram o auditório da embaixada do Brasil em Tóquio para ouvir o prefeito Gustavo Fruet e o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin, que apresentaram oportunidades de investimento em Curitiba. O seminário, realizado na segunda-feira (20), integrou a programação do primeiro dia da viagem da comitiva da capital paranaense ao Japão, que se estende até o fim desta semana.

“Foi uma oportunidade para apresentar potenciais negócios para investidores japoneses, em especial na área de transporte”, disse Fruet. Ele lembrou que a Prefeitura lançou na semana passada o edital com as normas do Procedimento de Manifestação de Interesse – instrumento destinado a interessados em apresentar estudos sobre a viabilidade do metrô em Curitiba. O edital é aberto a empresas estrangeiras.

Segundo o prefeito, outras áreas que podem atrair investidores japoneses para Curitiba são as de resíduos sólidos e de smart city (cidade inteligente) – conceito que engloba ferramentas de planejamento e gestão voltadas para a eficiência dos serviços públicos, a inovação e o desenvolvimento sustentável.

O embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, participou do seminário e destacou que há muitas oportunidades de investimento em Curitiba. “Além de ser uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, Curitiba é, depois de São Paulo, a capital brasileira com maior presença de descendentes de japoneses. Então, há um forte atrativo econômico, combinado com a tradição de parceria com o Japão, e por isso nosso auditório ficou lotado de interessados em ouvir a comitiva de Curitiba”, afirmou.
 
De acordo com Fruet, outro objetivo da missão ao Japão é verificar possibilidades de obtenção de recursos por meio da Japan Internacional Cooperation Agency (Jica), especialmente para as áreas de meio ambiente e habitação. “Também estamos renovando convênio com a Jica para que profissionais da Prefeitura de Curitiba façam cursos no Japão e possam também prestar serviços em outras cidades”, disse o prefeito.

Nesta quarta-feira, a comitiva curitibana vai a Yokohama, para audiência com o prefeito da cidade e apresentações sobre o projeto de Smart City e Cidade Ambiental. Além do prefeito Gustavo Fruet e do secretário Fábio Scatolin, integram o grupo o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima; o presidente da Urbs, Roberto Gregório; o presidente do Ippuc, Sérgio Pires; e Jorge Yamawaki, assessor para assuntos internacionais. A viagem é custeada pela Jica. (Com a colaboração de Shinichiro Nakaba)