Ir para o conteúdo
Programa Turismo Futuro Brasil

Curitiba apresenta resultados em turismo inteligente em encontro nacional

Curitiba apresenta avanços na Jornada DTI no Encontro de Culminância do Programa Turismo Futuro Brasil. Foto: Divulgação

Curitiba marcou presença, nesta segunda-feira (1/12), no Encontro de Culminância do Programa Turismo Futuro Brasil, que acontece em São Luís (MA) até esta terça (2/12). A cidade integra o grupo de municípios convidados a apresentar resultados, aprendizados e próximos passos após dois anos de participação no programa, iniciado em 2023.

Representam Curitiba no encontro Wellington Medeiros, coordenador do Ecossistema DTI do Instituto Municipal de Turismo (IMT); Janaina Reatti, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico no IMT; e Márcia Gilbertoni, coordenadora de Turismo/Curitiba do Sebrae-PR.


Evolução de Curitiba no Programa

De acordo com os dados apresentados, a capital paranaense avançou de forma consistente na Jornada DTI (Destino Turístico Inteligente). Em uma graduação de 1 a 5, o cenário inicial de maturidade de Curitiba em 2023 era de 3,15. Em 2025, a cidade alcançou 4,19, demonstrando evolução acima de 3,58 projetado para o processo.

A apresentação reforçou a visão de futuro do município: transformar Curitiba em uma referência mundial de DTI até 2030, encantando turistas por meio de experiências inovadoras, tecnológicas, sustentáveis e centradas nas pessoas.

Ações de marketing e promoção turística

Entre os destaques levados ao encontro estão as ações robustas de marketing turístico realizadas pelo IMT. 

As iniciativas incluem:
• Publicações em inglês para atrair turistas internacionais;
• Estratégia com influenciadores nacionais e locais;
• Participação em feiras internacionais, com impacto direto no aumento de seguidores estrangeiros, especialmente da Argentina;
• Criação de uma equipe dedicada à produção de conteúdo;
• Ampliação da presença digital com entregas acima da meta prevista pela consultoria do programa (15 posts/mês).

Outro ponto apresentado foi a campanha Destino Curitiba, com ações nacionais e internacionais previstas para o período de novembro a abril, contemplando países da América do Sul e mercados estratégicos como Peru, Chile e Portugal. 

Wellington Medeiros destacou o compromisso da cidade com a inovação e com a consolidação de um turismo mais inteligente e conectado.

“Esse programa impulsionou processos importantes e permitiu que Curitiba avançasse de forma estruturada. Hoje temos bases sólidas, dados qualificados e uma visão estratégica clara para transformar a experiência turística até 2030”, afirmou.

Inteligência turística como diferencial

Curitiba também destacou seus avanços no eixo de Inteligência Turística, com a consolidação da Portal do Turismo Inteligente de Curitiba (Poti) como ferramenta estratégica para coleta e análise de dados sobre visitantes, atrativos e movimentação econômica.

A cidade apresentou ainda o desenvolvimento de uma plataforma digital que concentrará informações sobre toda a oferta turística local, incluindo atrativos, hospedagem, gastronomia e locais de eventos. A solução será base para o novo inventário turístico digital e poderá alimentar o futuro site oficial do turismo da cidade.

Aprendizados e próximas etapas

Curitiba estruturou seu trabalho no programa a partir de três eixos principais, 45 objetivos e 178 ações, com premissas que incluem turismo inclusivo e responsável, sustentabilidade e fortalecimento da gestão do destino turístico.

Para 2026, os próximos passos já estão definidos:
• Criação do Fundo Municipal de Turismo;
• Ampliação do Plano de Gestão de Riscos a novos atrativos;
• Atualização do Plano de Marketing;
• Implementação do Hub Turismo Inteligente;
• Inventário digital dos serviços turísticos via SIT (Sistema de Informações Turísticas).