Os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo) e Rafael Ferreira Vianna (Defesa Social e Trânsito) participaram, nesta quarta-feira (10), do 83º Encontro Nacional dos Detrans, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu autoridades de todo o país para debater desafios e inovações em mobilidade urbana, segurança viária e modernização da gestão pública de trânsito.
“Com certeza levaremos desse encontro boas práticas de outros estados e municípios. Curitiba é uma cidade inteligente e desenvolvida. Apesar de sermos referência, temos sempre muito a aprender. Essa troca de experiências nos ajuda a melhorar cada vez mais, para termos um trânsito mais seguro, mobilidade eficiente e cuidado com todos os modais, como bicicleta e transporte público”, destacou Fachinello.
Na abertura, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi anunciada a liberação de R$ 100 milhões do programa Sinaliza Paraná para reforçar a sinalização viária nos 399 municípios do estado. Os recursos serão destinados à implantação de sinalização horizontal e vertical, com pinturas nas vias e instalação de placas.
Durante o Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran), Fachinello apresentou iniciativas que colocam Curitiba entre as cidades mais inteligentes do mundo. Entre elas, o Sistema Inteligente de Travessia (sensor que alerta motoristas sobre a passagem de pedestres), as barras de LED no piso em cruzamentos movimentados e o avanço da frota de ônibus sustentável, com biocombustíveis, eficiência energética e veículos elétricos.
O secretário Rafael Vianna e o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, também participaram dos debates e apresentaram soluções da capital paranaense, como o programa Muralha Digital, sistema de monitoramento integrado que reforça a segurança municipal.
“Nosso objetivo é alinhar tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento humano para melhorar a qualidade de vida e a mobilidade. Outras cidades e estados já demonstraram interesse em conhecer de perto as inovações de Curitiba”, afirmou Vianna.
Promovido pela Associação Nacional dos Detrans, em parceria com o Detran-PR e o Cetran-PR, o 83º Encontro Nacional dos Detrans terá quatro dias de programação, incluindo fóruns técnicos, debates, sessões plenárias e painéis temáticos, além da apresentação de cases e soluções inovadoras do setor.