Curitiba marca presença no IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (Ecriativa), que está sendo realizado em Brasília até esta sexta-feira (28/11). O evento, iniciado na última terça-feira (25/11), reúne representantes das 15 cidades brasileiras integrantes da rede para debater como a criatividade pode impulsionar o desenvolvimento urbano, econômico e social sob o tema Territórios Criativos do Brasil para o Mundo.
A capital paranaense é representada por Carla Choma, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e membro do Comitê do Selo Curitiba Cidade do Design. Ela apresentou, nesta quinta-feira (27/11), a trajetória de Curitiba como Cidade Criativa do Design, título concedido pela Unesco em 2014, e os avanços recentes da cidade no campo do planejamento urbano e da economia criativa.
“O Ecriativa é uma oportunidade de troca de experiências e boas práticas, bem como o fortalecimento da Rede Brasileira das Cidades Criativas”, afirmou Carla.
O encontro é organizado pelo Instituto ACDF – Associação Comercial do Distrito Federal, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, e reúne delegações de todas as 15 cidades brasileiras que integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco. São elas:
- Artesanato: João Pessoa (PB)
- Artes Midiáticas: Campina Grande (PB)
- Cinema: Santos (SP), Penedo (RJ), São Paulo (SP)
- Design: Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE)
- Literatura: Rio de Janeiro (RJ)
- Gastronomia: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG)
- Música: Salvador (BA), Recife (PE)
Para Tatiana Neves, presidente do Comitê Gestor do Selo Cidade do Design, a participação no encontro reforça o papel de Curitiba no cenário nacional. “Participar do IX Ecriativa reforça o posicionamento de Curitiba como cidade criativa e conectada e ainda abre portas para novas oportunidades e projetos que podem fortalecer ainda mais o setor.”
A apresentação de Curitiba
A apresentação destacou a evolução da política de design e inovação de Curitiba, desde sua nomeação como Cidade Criativa do Design em 2014 até a consolidação do Comitê Gestor do Selo, que inicia novo ciclo em 2025. Também foram apresentados os cinco eixos do plano estratégico que orienta as ações da cidade: design, inovação, sustentabilidade, formação e economia criativa.
Foram mencionadas iniciativas que fortalecem esse ecossistema, como a atuação do Centro Brasil Design, o apoio do Sebrae, a participação da academia e a integração internacional via Street Design Challenge.
O conteúdo também trouxe um breve resgate histórico do planejamento urbano de Curitiba, do Plano Diretor de 1966 à revisão atualmente em andamento. Nesse contexto, o Projeto Curitiba de Volta ao Centro foi apresentado como plano-piloto para revitalização urbana, incluindo o mapeamento de vocações criativas — como moda, gastronomia e design — e a proposição de novos instrumentos urbanísticos.
Por fim, foram destacadas ações de acupuntura urbana, como o Cine Passeio, o Estúdio Riachuelo, intervenções em conjuntos históricos e a requalificação de ruas, iniciativas que vêm impulsionando a vitalidade cultural e econômica do Centro.
O IX Ecriativa segue até esta sexta, reunindo gestores, especialistas e representantes internacionais para discutir caminhos que consolidem o Brasil como referência global em criatividade e inovação urbana.