O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba abriu inscrições para o processo de escolha dos representantes da comunidade acadêmica e das entidades da sociedade civil que integrarão o colegiado na gestão 2025-2027.
O período de inscrição vai de 27 a 30 de outubro e os interessados podem se inscrever diretamente na secretaria do Conselho, na Escola de Patrimônio (R. Kellers, 63 - São Francisco) ou pelo e-mail cmpc@curitiba.pr.gov.br.
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural é um órgão consultivo e deliberativo, vinculado à Fundação Cultural de Curitiba, responsável por propor, avaliar e acompanhar políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural da cidade.
Podem se candidatar representantes de instituições de ensino superior e de entidades da sociedade civil com atuação comprovada na área de preservação e promoção do patrimônio cultural.
Os interessados devem apresentar documentação que comprove participação na instituição ou entidade que representam. Para maiores informações, o edital está disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba.
A estrutura do Conselho é composta por 14 conselheiros titulares e 14 suplentes, incluindo representantes do poder público, da Câmara Municipal, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da comunidade acadêmica e de entidades da sociedade civil, além da Presidência e Vice-Presidência.
Principais ações do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural entre 2023 e 2025
Nos últimos três anos (2023–2025) o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural deliberou sobre importantes temas e projetos para proteção do patrimônio material e imaterial da cidade. Entre as deliberações de destaque estão:
- Aprovação de convênios entre a Fundação Cultural de Curitiba e instituições parceiras, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Università IUAV di Venezia (Itália), fortalecendo a cooperação técnica e o intercâmbio de conhecimento na área de preservação patrimonial;
- Inclusão de novas edificações de relevância histórica no Inventário de Bens Imóveis do Patrimônio Cultural de Curitiba como a Casa Merhy, residência em estilo arquitetônico que transita entre o Art Déco e o Modernismo. O imóvel foi construído em 1939, no Centro de Curitiba; a residência Garbers, uma das poucas casas do estilo neomedieval que marca um da arquitetura curitibana dos anos 20 e 40. Ela fica no Alto da XV. Outra importante edificação inventariada pelo Conselho foi a residência Saldanha Marinho. Projetada em 1917, é um exemplar expressivo da arquitetura eclética. Apesar de pequenas intervenções ao longo do tempo, o imóvel mantém sua integridade arquitetônica e valor cultural;
- O Conselho também reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba os Irôkos (árvores sagradas da Praça Tiradentes), a Camerata Antiqua de Curitiba e a tradicional Broa de Centeio;
- Pelo Conselho também foram aprovadas a liberação de recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural para obras de restauração e manutenção de espaços históricos como o Estúdio Riachuelo, a Casa Santa Efigênia e o Solar do Barão;
- Estão em análise novos processos como o tombamento do acervo documental do Curitiba Foot Ball Club e o registro do Bosque do Papa como lugar de cultura polonesa.
Serviço
Escolha de representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba
Período de inscrição: 27 a 30 de outubro
Local: R. Kellers, 63 - São Francisco
E-mail: cmpc@curitiba.pr.gov.br
Edital AQUI