Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Justiça social

Curitiba abre Conferência de Direitos Humanos com debate sobre democracia e igualdade

2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. Curitiba, 11/09/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) deu início, nesta quinta-feira (11/9), à 2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Curitiba. O encontro, realizado no Auditório do Mercado de Orgânicos (Mercado Municipal), teve o tema “Consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.

Representantes da sociedade civil, especialistas e gestores públicos debateram os principais desafios na área.

A mesa foi composta pela presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH), Patrícia Bellé; Daniel Alves Pereira, da Defensoria Pública de Estado no Paraná; pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Jasson Goulart; o superintendente da Smir, Edson Lau; o deputado federal e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Federal, Tadeu Veneri; e representantes da sociedade civil organizada.

Por vídeo, a secretária Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira, destacou o papel da conferência como espaço plural e necessário. “Direitos humanos não têm partido nem fronteiras. Eles pertencem a todas as pessoas e é por meio do diálogo que conseguimos transformar princípios em políticas públicas concretas”, afirmou. 

A presidente do CMDH, Patrícia Bellé, agradeceu à secretaria pela parceria na realização da conferência e ressaltou a importância do evento. 

"O Conselho Municipal de Direitos Humanos é ainda jovem, foi criado em 2022, mas já demonstra força ao promover debates fundamentais para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e democrática. Esta conferência é a prova de que, mesmo com poucos anos de existência, o CMDH tem atuado de forma firme e comprometida na defesa dos direitos de todas e todos."

Nesta sexta

A programação continua nesta sexta-feira (12/9), das 9h às 12h e das 14h às 18h, com mesas de debate e grupos de trabalho no auditório da Smir. As discussões se organizam em seis eixos: enfrentamento das violações e retrocessos; democracia e participação popular; igualdade e justiça social; justiça climática, meio ambiente e direitos humanos; proteção dos direitos humanos no contexto internacional; e fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos.

Serviço

2ª Conferência de Direitos Humanos
Data: sexta-feira (12/9), das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Auditório da Smir (Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro)