Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inclusão

Cultura, diversidade e alegria marcam passagem da Caravana Étnico-Cultural pelo Cajuru

Cultura, diversidade e alegria marcam passagem da Caravana Étnico-Cultural pelo Cajuru. Foto: Divulgação

A Caravana Étnico-Cultural levou cultura, informação e diversão para a Regional Cajuru neste sábado (18/10). O evento, promovido pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) movimentou a Rua da Cidadania do Cajuru com uma programação vibrante, reunindo apresentações artísticas, homenagens e atividades voltadas à valorização da diversidade e da convivência comunitária.

Durante toda a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a shows musicais, rodas de capoeira, apresentações culturais e prestigiar homenagens a pessoas da comunidade que contribuem para o fortalecimento das identidades étnicas na cidade. A programação começou às 14h com a abertura oficial e seguiu com apresentações do grupo Musipiere e Banda, das turmas de Capoeira com o Professor Marcus e com a Professora Idalina, além do show da Banda Rivotrio, que encerrou a tarde em clima de celebração.

Para a diretora de Promoção à Igualdade Étnico-Racial, Maria Tereza Rosa, a passagem da Caravana pelo Cajuru reafirma o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a inclusão e o respeito à diversidade.

“A cada edição, a Caravana mostra que a cultura é uma poderosa ferramenta de transformação social. Ver as famílias participando, reconhecendo e celebrando suas origens é uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento e combater o preconceito”, destacou Maria Tereza.

A Caravana Étnico-Cultural integra o Plano de Governo Curitiba que Acompanha, dentro do eixo Curitiba Inclusiva – Inserção Social, e conta com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Esporte, lazer e Juventude.

O projeto chega à sua última parada de 2025 no dia 8 de novembro, na Regional Matriz, com atividades no Memorial de Curitiba, encerrando a programação anual com novas apresentações e ações de valorização da cultura e das comunidades tradicionais da cidade.