Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
1º Tatu Open Curitiba 2025

Cubo mágico desafia limites e vira atração em Curitiba; inscrições para a competição estão encerradas

Cubo mágico desafia limites e vira atração em Curitiba. Foto: Divulgação

A Regional Tatuquara recebe neste sábado (24/5), a partir das 8h, no Centro de Esporte e Lazer Santa Rita, uma competição que promete ser das mais emocionantes. É o 1 º Tatu Open Curitiba 2025, uma disputa de resolução de cubos mágicos, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Prefeitura de Curitiba. As inscrições para o evento estão encerradas.

Os cubos mágicos são comumente vistos como brinquedos de crianças, mas podem representar desafios para todas as idades. Para agrupar as cores, que inicialmente estão misturadas, em tempo controlado, é preciso aliar raciocínio lógico e espacial, controle emocional, foco, rapidez de decisão, entre outras habilidades. 

“Existem competidores que são extremamente velozes, algo incrível de assistir. As expectativas são altas, gostaria de bater meu recorde pessoal em algumas modalidades e competir no relógio pela primeira vez”, diz Kailane Boeze da Silva Moreira, estudante de 17 anos de Palmas, no interior do Paraná, que vai participar da disputa.   

A competição está dentro do calendário da World Cube Association, a organização internacional que regula a prática. Serão seis modalidades oficiais (cubo 2x2, cubo 3x3, cubo 4x4, cubo 5x5, clock e cubo 3x3 vendado) e os vencedores levarão medalhas oferecidas pela organização do evento. São esperados 50 competidores e as inscrições já estão encerradas. 

“A competição no Tatuquara vai ser minha 59ª participação. A melhor estratégia para vencer, eu diria que é trabalhar bastante a concentração, é tudo questão de preparação antes da competição, é saber controlar as emoções, treinar bastante”, comenta Heron Sato, 32 anos, outro competidor, que é professor de idiomas e mora no Bigorrilho.