Uma comitiva da Prefeitura de Criciúma (SC) esteve na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), nesta quinta-feira (11/12), para trocar experiências e conhecer de perto a política habitacional desenvolvida na capital paranaense. A visita teve como objetivo avaliar soluções já aplicadas em Curitiba e estudar a implantação de programas semelhantes no município catarinense.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris; a secretária de Assistência Social e Habitação, Carolina Spillere; e o gerente de Habitação, Victor Zanette, foram recebidos pelo presidente da Cohab, André Baú, e pelos diretores da Companhia, que apresentaram as principais frentes de atuação e os resultados alcançados nos últimos anos.
Thiago Fabris reforçou a importância do intercâmbio técnico entre as cidades.
“Curitiba é uma referência em planejamento urbano e habitação popular. Nosso prefeito, Wagner Espindola, nos motivou a vir conhecer de perto projetos como o Bairro Novo do Caximba e outras ações já consolidadas. Foi uma troca muito rica, saímos muito satisfeitos e com um canal de diálogo aberto para avançarmos em políticas habitacionais mais eficientes”, destacou o secretário.
Casa Curitibana inspira novos projetos
Durante o encontro, o presidente da Cohab detalhou o programa Casa Curitibana, lançado em julho pelo prefeito Eduardo Pimentel. A iniciativa vem impulsionando a produção de moradias em parceria com a iniciativa privada, unindo incentivos municipais, apoio do Governo do Estado e uma série de facilidades para as construtoras.
A convergência entre os entes públicos chamou a atenção de Fabris. “Essa união de esforços entre prefeitura e governo estadual é muito interessante, assim como as isenções fiscais que têm estimulado as construtoras. São elementos que ajudam a transformar projetos em obras concretas. Vamos apresentar tudo isso ao nosso prefeito”, afirmou.
Outro ponto destacado foi o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), que tem sua receita oriunda da outorga de potencial construtivo e auxilia a política habitacional com investimentos em obras e projetos.
Para o presidente da Cohab, receber a comitiva catarinense reforça o reconhecimento do trabalho realizado em Curitiba.
“É motivo de orgulho ver que nossas políticas habitacionais têm sido referência para outros municípios, especialmente para um estado vizinho. A Cohab trabalha com planejamento, inovação e conhecimento técnico. Compartilhar essas experiências fortalece todos nós e contribui para que mais famílias tenham acesso à moradia digna”, afirmou André Baú.
Participação acadêmica e planejamento urbano
A comitiva também contou com a participação de representantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), parceira da Prefeitura de Criciúma em estudos e pesquisas que subsidiam políticas públicas. Estiveram presentes o professor doutor Afonso Valau Junior, coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação, e os acadêmicos William Spricigo e Eduardo Tibincoski.
Após o encontro na Cohab, o grupo conheceu o Hipervisor Urbano, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde foram apresentadas tecnologias e metodologias utilizadas no monitoramento da expansão urbana e no planejamento estratégico da cidade.