Nesta quinta-feira (7/3), o Parque dos Tropeiros, na Regional CIC, foi palco do espetáculo teatral que narra a história da fundação de Curitiba. A apresentação teve a contagiante presença de 450 crianças de escolas da Prefeitura da região e atraiu a atenção dos pequenos espectadores, levando-os a uma viagem no tempo pelas origens da capital paranaense. O prefeito Rafael Greca acompanhou.
“O maior presente de uma cidade é o seu futuro e vocês são um presente para Curitiba, por isso vamos fazer aqui um grande congresso mundial das cidades educadoras para reforçar nosso compromisso com o mundo de quem nenhum curitibinha deixe de estudar e que todos cresçam com sabedoria”, disse o prefeito Rafael Greca.
A apresentação na CIC foi uma grande oportunidade para crianças de outras nacionalidades conhecerem a história da cidade. Joseliss Camila Rodriguez, 12 anos, é venezuelana e estuda na Escola Municipal Sidônio Muralha. “Aprendi a história de Curitiba, mas o que achei mais legal é saber que é um nome indígena”, disse Joseliss, que mora na cidade há 7 anos e gosta de visitar o Passeio Público.
Curitiba é uma palavra de origem guarani, “kur yt yba”, que significa grande quantidade de pinheiros, pinheiral, na linguagem dos primeiros habitantes do território, os indígenas.
Com muita festa e entusiasmo, as crianças das escolas municipais Cândido Portinari, Sidônio Muralha, Monteiro Lobato, Professor Dario Persiano de Castro Velozzo e Moradias do Ribeirão, todas da Regional CIC, se reuniram para testemunhar essa apresentação especial.
Para a professora Eliete dos Santos, professora de Joseliss e de outros estudantes, a apresentação é muito importante no processo de aprendizagem. “É uma peça maravilhosa e as crianças nem piscaram de tanto que prestaram atenção. Tenho certeza que nunca mais irão esquecer essa experiência e as informações que ouviram aqui”, disse a professora da 5ª série B.
O espetáculo teve ainda a participação da Banda Lyra, que animou as crianças antes do espetáculo, e do Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz.
Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, o Auto da Fundação percorre as dez regionais da cidade como parte das comemorações dos 331 anos de Curitiba, que serão completados dia 29 de março. Nesta sexta-feira (8/3), será apresentado na Regional Cajuru.
História
O Auto da Fundação mostra a chegada dos fundadores à região. São 13 atores com figurinos de época, que representam os indígenas e os colonizadores da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O cenário é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Colégio Estadual do Paraná.
A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.
Uma versão ampliada do espetáculo será exibida no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila. A versão estendida e musicada, denominada Evocação para Curitiba, conta com a participação de 16 atores.
A programação especial de aniversário deste ano conta ainda com inaugurações, eventos culturais, lançamentos e obras por toda a cidade.
Presenças
Participaram da apresentação na CIC a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador regional CIC, Rafael Keiji, o presidente da Agência Curitiba de Inovação, Dario Paixão; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Tiago Waterkemper e de um dos diretores da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, João Barreto Lopes.
Próximas apresentações
• 8/3 – Cajuru – Quadra de Esportes (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
• 11/3 – Matriz – Praça Oswaldo Cruz (Centro)
• 12/3 – Boqueirão – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
• 13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033)
• 14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente (R. Marcolina Caetana Chaves, 150)
• 15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: 15h
Evocação para Curitiba
Memorial de Curitiba - R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril
Horário: 12h
Teatro da Vila - R. Davi Xavier da Silva, 451 - Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30