Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 331 anos

Crianças venezuelanas mergulham na história de Curitiba durante espetáculo teatral

Auto da Fundação de Curitiba, em comemoração aos 331 anos da cidade, na Regional da CIC. Na imagem a aluna Joseliss Camila Rodriguez. Curitiba, 07/03/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Nesta quinta-feira (7/3), o Parque dos Tropeiros, na Regional CIC, foi palco do espetáculo teatral que narra a história da fundação de Curitiba. A apresentação teve a contagiante presença de 450 crianças de escolas da Prefeitura da região e atraiu a atenção dos pequenos espectadores, levando-os a uma viagem no tempo pelas origens da capital paranaense. O prefeito Rafael Greca acompanhou.

“O maior presente de uma cidade é o seu futuro e vocês são um presente para Curitiba, por isso vamos fazer aqui um grande congresso mundial das cidades educadoras para reforçar nosso compromisso com o mundo de quem nenhum curitibinha deixe de estudar e que todos cresçam com sabedoria”, disse o prefeito Rafael Greca.

A apresentação na CIC foi uma grande oportunidade para crianças de outras nacionalidades conhecerem a história da cidade. Joseliss Camila Rodriguez, 12 anos, é venezuelana e estuda na Escola Municipal Sidônio Muralha. “Aprendi a história de Curitiba, mas o que achei mais legal é saber que é um nome indígena”, disse Joseliss, que mora na cidade há 7 anos e gosta de visitar o Passeio Público.

Curitiba é uma palavra de origem guarani, “kur yt yba”, que significa grande quantidade de pinheiros, pinheiral, na linguagem dos primeiros habitantes do território, os indígenas.

Com muita festa e entusiasmo, as crianças das escolas municipais Cândido Portinari, Sidônio Muralha, Monteiro Lobato, Professor Dario Persiano de Castro Velozzo e Moradias do Ribeirão, todas da Regional CIC, se reuniram para testemunhar essa apresentação especial.

Para a professora Eliete dos Santos, professora de Joseliss e de outros estudantes, a apresentação é muito importante no processo de aprendizagem. “É uma peça maravilhosa e as crianças nem piscaram de tanto que prestaram atenção. Tenho certeza que nunca mais irão esquecer essa experiência e as informações que ouviram aqui”, disse a professora da 5ª série B.

O espetáculo teve ainda a participação da Banda Lyra, que animou as crianças antes do espetáculo, e do Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz.

Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, o Auto da Fundação percorre as dez regionais da cidade como parte das comemorações dos 331 anos de Curitiba, que serão completados dia 29 de março. Nesta sexta-feira (8/3), será apresentado na Regional Cajuru.

História

O Auto da Fundação mostra a chegada dos fundadores à região. São 13 atores com figurinos de época, que representam os indígenas e os colonizadores da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O cenário é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Colégio Estadual do Paraná.

A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.

Uma versão ampliada do espetáculo será exibida no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila. A versão estendida e musicada, denominada Evocação para Curitiba, conta com a participação de 16 atores.

A programação especial de aniversário deste ano conta ainda com inaugurações, eventos culturais, lançamentos e obras por toda a cidade.

Presenças

Participaram da apresentação na CIC a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador regional CIC, Rafael Keiji, o presidente da Agência Curitiba de Inovação, Dario Paixão; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Tiago Waterkemper e de um dos diretores da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, João Barreto Lopes.

Próximas apresentações

•    8/3 – Cajuru – Quadra de Esportes (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
•    11/3 – Matriz – Praça Oswaldo Cruz (Centro)
•    12/3 – Boqueirão – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
•    13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033)
•    14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente (R. Marcolina Caetana Chaves, 150)
•    15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)

Horário: 15h

Evocação para Curitiba 

Memorial de Curitiba - R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril 
Horário: 12h 

Teatro da Vila - R. Davi Xavier da Silva, 451 - Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30