Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Bom exemplo

Crianças usam garrafinhas reutilizáveis e reduzem consumo

Crianças usam garrafinhas reutilizáveis e reduzem consumo de descartáveis. - Na imagem, Ingrid Carolaine Gomes de Andrade. Curitiba, 12/12/2018 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Reduzir o impacto negativo dos produtos de plásticos no meio ambiente e cuidar bem do planeta é uma lição que as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Xapinhal, no Pinheirinho, aprenderam muito bem. Os176 meninos e meninas, de 2 a 5 anos, trocaram os copos descartáveis usados na unidade por garrafinhas e canecas reutilizáveis. Com isso, deixaram de consumir, nos últimos quatro anos, 148 mil copos, evitando o descarte do material que é um dos grandes poluidores de rios e mares.

A substituição dos copos pelas garrafinhas foi uma ação do projeto Minha Garrafa, Minha Água, Nosso Planeta, que começou a ser desenvolvido na unidade em 2015. A iniciativa partiu da preocupação dos gestores com o consumo elevado de copos descartáveis de plástico, além da necessidade de promover uma abordagem ambiental no cotidiano das crianças.

Antes do projeto começar, cerca de 200 copos eram usados diariamente. “Era um consumo elevado e precisávamos educar nossas crianças e a nossa comunidade sobre ações individuais, porém com impacto para abrangente, para se conservar o meio ambiente”, conta o diretor do CMEI, Edvaldo Teixeira Soares.

LEIA MAIS:

A rápida adesão das crianças motivou os 30 funcionários da unidade, que também trocaram os objetos descartáveis pelos reutilizáveis. Hoje, cada criança e professor tem a sua caneca ou garrafinha, carregadas com orgulho. “A minha garrafa é linda, ganhei da vovó e não estraga o mundo”, diz Melissa de Almeida, de 4 anos.

Selo Sesi ODS

O comprometimento com o meio ambiente rendeu ao CMEI o Selo Sesi ODS, que certifica o impacto causado por instituições em relação ao atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A certificação aconteceu em 30 de outubro, pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi PR. “Hoje todos no CMEI têm suas garrafas e canecas individuais e isso nos faz ter a certeza de cidadão mais conscientes”, diz Edvaldo.

As famílias, segundo o diretor, também adotaram a medida em casa. “Discutimos a adoção dos reutilizáveis com o Conselho do CMEI e com a Associação de Pais, Professores e Funcionários da unidade, que foram unanimes na adoção da medida”, explica o diretor. “O resultado é que temos crianças com um olhar mais investigativo e com ações fiscalizadoras para que todos contribuam com a preservação ambiental”, ressalta Edvaldo.

Garrafinha

No outro lado da cidade, no Uberaba, o CMEI Ruth Cardoso também eliminou os copos descartáveis entre as 276 crianças e 50 funcionários da unidade. Cada criança tem a sua garrafinha, identificada com o nome e higienizada diariamente pelas professoras da unidade.

A caixa com mil copos de copos que era consumida por mês agora dura mais de 90 dias, porque os copos descartáveis só são usados em eventos ou ações com a comunidade. “Todos adotaram os descartáveis e com isso fizemos uma grande economia. O recurso foi revertido para materiais e brinquedos para as crianças, porém o maior ganho é a redução do impacto negativo para o meio ambiente”, comemora a diretora Ligiane Weirich.

A conscientização foi resultado do projeto Sustentabilidade Mais Tempo de Vida, que já existe há cinco anos na unidade. Outras medidas foram implantadas para redução de resíduos, como a substituição de brinquedos de plástico por similares feitos em madeira ou outros materiais ecológicos, como pedras, galhos e sementes.

“Todos nós, adultos e crianças, assumimos o desejo coletivo em colaborar com a mudança da realidade local da comunidade do Icaraí e da preservação do planeta. Trabalhamos para estas crianças cresçam com um novo conceito sobre o consumo e gestão do lixo”, diz Ligiane.