Antes mesmo do Dia da Criança, comemorado no dia 12 de outubro, as 184 crianças que freqüentam o Centro Municipal de Educação Infantil Liberdade, localizado no Bairro Alto, já estão em clima de festa. O corredor da escola virou uma floresta encantada feita com bambu, balões e dezenas de trabalhos de artes feitos pelos meninos e meninas que passam o dia na creche. A inspiração é a história de João e Maria, que marcará as comemorações da Semana da Criança na unidade da Prefeitura de Curitiba.
São flores feitas com copos descartáveis, árvores com a marca das mãos das crianças, folhas, bichos, incluindo insetos e aves coloridas feitas em papel. Animais em pelúcia e uma boneca que representa a personagem Maria, completam o cenário. "Tem sido assim há duas semanas", diz a diretora da unidade, Vera de Fátima Tadaieski, que vibra ao ver o envolvimento dos 23 educadores que entraram no clima da história, até nos aventais que utilizam.
"Quem sabe onde colocaremos as tartarugas que estamos fazendo?", perguntou a educadora Noely Bach Olegini às crianças de 4 a 5 anos, do pré I. A resposta foi rápida: "Vão para a história de João e Maria". Na manhã desta quarta-feira (4) a turma se dividiu em dois grupos. As que não fizeram colagem no casco das tartarugas que serão espalhadas pelo cenário, usaram rolos de papel higiênico e tinta para pintar as partes do que será uma imensa cobra.
Tinta também foi o material usado pelas crianças do maternal I, de 2 a 3 anos de idade. Vestidos com aventais e com a ajuda das educadoras, eles usaram as mãos para colorir a árvore feita de papelão. E os do maternal II, que têm de 3 a 4 anos, ficaram encarregados de dar cor, com giz de cera, às flores que vão complementar a decoração.
Nesta sexta-feira (6), a creche terá oficinas onde as crianças trabalharão com gesso, bexigas e sucata. Também haverá cinema e muita música. Na semana que vem, as crianças brincarão no imenso cenário de João e Maria no qual a escola terá se transformado. E no dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, as educadoras representarão a história, que terá uma autêntica casa de doces.