Uma parceria entre as prefeituras de Curitiba e Quitandinha está dando a oportunidade a crianças e adolescentes com deficiência de participar da etapa paranaense de Paraenduro Equestre.
Na prova realizada neste sábado (13), na Chácara Terra Bonita, em Piraquara -com a participação de atletas de diversos municípios -, o aluno da APAE Quitandinha Luís Gustavo de Oliveira, montando a égua Lindassa, foi o campeão da prova, e Cleito Almeida Kotkowskio, também da Apae Quitantinha, montando a égua Guajuvira, foi o vice-campeão da prova.
Através de convênio com criadores, a Prefeitura de Curitiba transportou os animais e inscreveu as crianças na prova. A Prefeitura de Quintandinha organizou o evento.
“É gratificante ver a dedicação dos atletas”, diz o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado. Ele elogiou a organização do evento, feita também por professores e familiares. “Foi um presente para o município de Quitandinha, no dia em que comemorou 54 anos de emancipação política”, disse o secretário.
Prado conta que em novembro o projeto Paraenduro Equestre terá a participação de vários municípios da região metropolitana. “A exemplo deste de Quitandinha, vamos estender a outros municípios, divulgando a modalidade esportiva que tão bem faz para crianças e adolescentes com deficiência”, explicou.
O Paraenduro Equestre é praticado por pessoas com uma ou mais deficiência, na modalidade Regularidade. O paratleta deve ter a partir de 11 anos de idade. Podem participar pessoas com doenças psíquicas e/ou psicológicas, além de com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, motora e múltipla.
O assessor técnico da Secretaria de Assuntos Metropolitanos Anderson Miranda conta que foi uma prova difícil. “O percurso, de 20 quilômetros envolveu subidas, descidas e muito barro, pela chuva que caiu na região”, explicou.
As crianças tiveram a orientação do soldado e fisioterapeuta Lourenço Aquino Dias e do soldado e Equitador Terapêutico Ewerton Luís Manasses, do 3º Esquadrão de Polícia Montada do Regimento Coronel Dulcídio.