Ataque, defesa, movimentos rápidos com uma espada sem ponta com o objetivo de tocar o corpo do adversário. Os ensinamentos fizeram parte de uma palestra sobre esgrima dirigida a um grupo de estudantes do Tatuquara, na manhã desta terça-feira (30/11), no auditório da Rua da Cidadania. Alguns dos estudantes participam de atividades da Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação.
Aula do campeão
No centro do círculo formado pela plateia de estudantes, pais e professores, ninguém menos do que o atleta Alexandre Camargo, campeão brasileiro de esgrima, na categoria adulto.
Alexandre é um dos esgrimistas de Curitiba, que mora no bairro Sítio Cercado, e que recebem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. Eles treinam na academia Mestre Kato, referência nacional na esgrima.
Além de manter a equipe de atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba, a academia Mestre Kato coordena como contrapartida social, em parceria com a administração municipal, a primeira escola pública de esgrima do país, na Praça Afonso Botelho.
Copa do Mundo de Esgrima
O campeão, que é terceiro saregento do Exército Brasileiro, encontrou uma brecha em sua movimentada agenda - sexta-feira (2/12) ele estará em Vancouver (Canadá), disputando a Copa do Mundo de Esgrima - para atender o convite das crianças que tinham curiosidade em aprender sobre o esporte.
De acordo com Cláudia Tatiana Cassenotti, diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag, a ideia surgiu a partir de um projeto de dois estudantes (Miguel Cordeiro Gonçalves e Yan Zeferino), que foram apresentados à esgrima em uma aula de educação física.
“Fiquei interessado pelo esporte, tanto que depois da aula, eu fiz uma espada de papel para brincar”, disse o garoto Miguel.
Com o interesse da turma pelo esporte, uma coincidência acabou por ajudar a fazer a ponte com atleta de elite. “Veio a calhar de a professora Jucélia Siqueira conhecer a irmã do Alexandre Camargo e foi feito o convite. Ele aceitou na hora e aqui estamos”, comemorou Cláudia Cassenotti.
Em guarda
Alexandre respondeu perguntas das crianças sobre o esporte, ensinou postura e movimentos básicos e também trouxe os equipamentos oficiais que usa para treinar. Ele apresentou duas espadas com sensores na ponta, além da roupa oficial: calça, colete elétrico (que detecta o toque da arma), máscara de segurança e pastron (colete alcochoado).
“A esgrima é o esporte mais seguro do mundo”, explicou Alexandre, que tem 23 anos e pratica o esporte desde os 10 anos, por influência do pai, Marco Antônio Camargo, que aprendeu esgrima no Colégio Estadual La Salle, no Pinheirinho.
Currículo dourado
Alexandre contou que ao longo de todo este tempo já acumulou muitas conquistas.
“Nós começamos formando a Associação Mestre Kato em Curitiba. Com o tempo ela se tornou a principal sala de esgrima do país”, contou Alexandre, que atualmente é campeão brasileiro adulto de esgrima e ficou em terceiro lugar no torneio sul-americano.
Com o sucesso da atividade, as professoras se mobilizam para tentar levar o atleta até as salas de aula do Tatuquara, para que mais alunos tenham contato com o esporte.
Participaram também da atividade os estudantes Gabriel Dias de Oliveira e Marcos Vinicius de Oliveira (EM Maria Ienkot Zeglin); Benício Holmer Ribeiro (CMEI Moradias da Ordem); Maria Eduarda Tomas de Lima Teixeira (EM Helena Kolody); João Lucas Esper Cury Cruzara (EM Rio Bonito); Davi Lopes Pereira (EM Newton Borges dos Reis); Felipe Roberto Ferreira Rodrigues (EM Vila Zanon); Matheus Almeida dos Santos (EM Joana Raksa); Miguel Gonçalves Borges (EM Leonel Brizola) e Anthony Felipe de Oliveira (EM Maria Zeglin).