Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Maio Amarelo

Crianças da Guarda Municipal Mirim participam de blitze educativas de trânsito

Alunos da Guarda Municipal Mirim da Escola Municipal CEI Érico Veríssimo participam de blitze educativas como parte da campanha do Maio Amarelo de prevenção de acidentes de trânsito. Curitiba, 27/05/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Um grupo de 18 crianças da Guarda Municipal Mirim da Escola Municipal CEI Érico Veríssimo, no bairro Alto Boqueirão, participou, na manhã desta terça-feira (27/5), de uma blitz educativa de trânsito. A ação faz parte da campanha do Maio Amarelo, mês de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

Orientados por guardas municipais, as crianças se posicionaram na Rua Izaac Ferreira da Cruz, na esquina com a Rua Campina da Lagoa, que é uma das vias de maior movimento na região e por isso mereceu a atenção dos estudantes.


Mensagens dos pequenos

Os motoristas foram abordados pelas crianças, além de explicar que estavam ali por causa da campanha do Maio Amarelo e também entregavam uma mensagem de sua própria autoria, pedindo mais cuidado no trânsito.

De acordo com o guarda municipal Marcos Schneizer Júnior, o principal objetivo foi chamar a atenção para a preservação da vida nas ruas da cidade.

“Cada uma das crianças criou um bilhete, contendo uma mensagem de cuidado no trânsito, apelando para que os motoristas não usem celular, não bebam antes de dirigir e se lembrem sempre da questão do cuidado no trânsito”, disse.

OUÇA AQUI
Guarda municipal Marcos Schneizer Júnior.


No preview available
No preview available
No preview available


Campanha mais do que necessária

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização de prevenção a acidentes de trânsito realizada no Brasil e em outros países no mês de maio.

A campanha tem uma importância cada vez mais justificada se levar em conta que mais de 6 mil pessoas morreram e 84 mil ficaram feridas em acidentes de trânsito no Brasil em 2024, segundo dados do anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Lição apreendida

A menina Rebeca Eloah, 9 anos, disse que gostou muito de participar da campanha e mostrou que aprendeu direitinho as lições sobre segurança no trânsito.

“Estamos pedindo para que os motoristas não usem o celular quando estão dirigindo e que coloquem as crianças sempre no banco de trás com o cinto de segurança”, disse a garota.

Uma pausa na correria

Abordados pela turminha, os motoristas se mostraram com as melhores intenções de tirar o pé do acelerador e dirigir com prudência.

“É muito bom que exista esta campanha. Tem que fazer isso mesmo para ter um trânsito mais humano”, atestou Jhony Antônio, morador no Sítio Cercado.

José Pereira de Oliveira, que mora em Colombo, aprovou a abordagem das crianças aos motoristas.

“É bom envolver as crianças nesse tema da segurança no trânsito. Quanto mais cedo mais melhor. Eu tenho minha filha Talita, de 10 anos, e sempre procuro envolvê-la nesse tema para que tenha um comportamento seguro no trânsito”, disse.

Nesta terça, outros dois grupos de guardas municipais mirins participaram de blitze na Rua Izaac Ferreira da Cruz. A Guarda Municipal Mirim está presente em 21 escolas da capital, com a participação de aproximadamente 2.000 crianças.