A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciou neste mês, no CMEI Campo Alto, a extensão do projeto-piloto Trânsito nas Escolas e CMEIs. O Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Atuba é o primeiro a receber o projeto, coordenado pela Escola Pública de Trânsito da Setran desde 2013 com alunos do ensino fundamental, em quatro escolas da rede municipal de ensino: Maria do Carmo Martins (CIC), Marumbi (Uberaba), Paulo Freire e Colombo (ambas no Sítio Cercado).
“O trabalho agora está sendo estendido para as crianças da educação infantil. O objetivo do Trânsito nas Escolas e CMEIs é promover ações educativas, preventivas e transformadoras para uma convivência no trânsito de modo responsável e seguro, visando à construção da cidadania no trânsito e a diminuição dos acidentes”, diz Cassiano Novo, diretor da Escola Pública de Trânsito.
No lançamento do projeto no CMEI Campo Alto, pais as crianças participaram de oficinas sobre a segurança no trânsito. Cada sala de aula trabalhou um tema específico: a importância do cinto de segurança, cadeirinha e bebê conforto, uso do celular no trânsito, entre outros.
O produto das oficinas foram cartazes com orientações sobre a segurança no trânsito, que serão utilizados para sensibilizar a comunidade local sobre a importância do tema. No encerramento das atividades, as crianças brincaram no circuito de trânsito montado no CMEI, com a orientação dos agentes de trânsito.
No projeto, a equipe de professores, educadores e demais funcionários das escolas e CMEIs participa da sensibilização com várias atividades de inserção do trânsito no processo de aprendizado dos alunos, incentivando-os a falar com familiares sobre o tema e aplicar o que aprendem no dia a dia.
O trabalho também é repassado aos pais e responsáveis pelos alunos, pois muitas vezes o comportamento apresentado pelo aluno é reflexo do que ele observa no âmbito familiar. “Os pais têm a responsabilidade de apresentar comportamentos de segurança no trânsito para que seus filhos se apropriem destes e os utilizem e disseminem em situações do cotidiano”, afirma Cassiano.
Os agentes de trânsito do projeto estarão no CMEI Campo Alto uma vez por mês para realizar um trabalho sobre a segurança da criança no trânsito com as participantes do Maternal III. As professoras e educadoras darão continuidade ao trabalho durante as atividades normais do centro no mês.
Estiveram presentes no lançamento, a diretora do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Maria da Glória Galeb, a coordenadora de projetos da Escola Pública de Trânsito, Giliane Dias Posselt, e diretora do CMEI Campo Alto, Leila Baroni Vieira.