A responsabilidade de todo cidadão em preservar os rios e proteger o meio ambiente virou tema da peça teatral Cadê os sorrisos dos Rios, apresentada nesta sexta-feira (23/11), pelos estudantes dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Walter Hoerner, no bairro Mossunguê.
Transformado em floresta, com um cenário que recriou um rio e uma diversidade de plantas e animais, o pátio interno da unidade ficou lotado pela comunidade escolar que prestigiou o espetáculo das crianças.
A peça foi produzida para finalizar as ações desenvolvidas a partir do projeto de sustentabilidade Rio que te Quero Rindo. “Quisemos multiplicar nas famílias a reflexão feita pelos estudantes sobre os rios da nossa região e o descontrole na natureza causada pela degradação do meio ambiente”, disse a diretora da escola, Jucélia Alves Nogueira.
Figurinos impecáveis, produção musical e a interpretação precisa dos estudantes deram muita qualidade a encenação e o resultado foi uma plateia encantada. “Fiquei muito orgulhoso porque percebi que quem assistiu compreendeu o nosso recado para que tomem cuidado urgente com a natureza”, disse o estudante Allan Pierre Goldenstein, 9 anos, do 4º ano.
Pesquisa
Os ensaios começaram em agosto, mas antes da criação coletiva do roteiro houve muito trabalho em sala de aula, com atividades de pesquisa, construção de textos, experimentos científicos e investigação no entorno da escola.
Foram práticas interdisciplinares, desenvolvidas com a orientação dos professores. “Sustentabilidade é pensar no futuro, é cuidar agora para termos qualidade de vida lá na frente. É pensarmos no que nossas atitudes causam no planeta”, disse Brenda Gabriele Dea, 10 anos, estudante do 5º ano.
A quantidade de expetadores fotografando e filmando não inibiu os artistas amadores. “Ensaiamos muito e nos preparamos bastante para que tudo ficasse perfeito”, revelou Brenda.
Teatro Espaço da Criança
Foram duas sessões, nos turnos da manhã e tarde, para que as famílias pudessem conferir o talento das crianças em transformar conhecimento em arte. Para quem não pode estar presente, haverá nova apresentação. O grupo vai participar na próxima segunda-feira (26/11), às 19 horas, do evento de lançamento do livro que compila experiências das escolas que participam do projeto Rio que te Quero Rindo. O evento será no Teatro Espaço da Criança, em Santa Felicidade.
O projeto Rio que te Quero Rindo é uma parceria iniciada no ano passado, entre Núcleo Regional da Secretaria Municipal da Educação com o Clube de Pesca de Santa Felicidade e a Igreja Matriz São José, para promover à aprendizagem de educação ambiental a partir dos cursos de água existentes na regional.
Neste ano o projeto teve a participação de mais de 3 mil crianças e estudantes de 9 escolas e 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ao longo de todo o ano, as turmas realizaram a observação sobre as condições dos rios Mossunguê, Cascatinha, Três Marias e Wolff, do Ribeirão do Mueller e do Córrego São Braz, que estão entre os cursos de água que integram as bacias dos rios Barigui e Passaúna, que são mananciais para abastecimento de água em Curitiba e na região metropolitana.
Os estudantes também desenvolveram atividades escolares a partir desse aprendizado. Com base nas observações e de acordo com a faixa etária de cada turma envolvida, as crianças produziram trabalhos estão sendo publicados em um livro.